Vitória promove conscientização e fiscalização no trânsito durante o Maio Amarelo

Vitória promove conscientização e fiscalização no trânsito durante o Maio Amarelo

A educação no trânsito é um ato cortês, de demonstrar respeito ao próximo, de valorizar conceitos como gentileza e respeito, não só as normas gerais de circulação e conduta, mas também a preservação da vida. Desde o início do mês, em Vitória, são realizadas abordagens feitas pelos técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) dentro das ações do Maio Amarelo bem como ações de fiscalização desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Urbana (Semsu), com atuação da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV).

A intensificação das ações no trânsito pela Prefeitura de Vitória são em prol da segurança viária e da prevenção de acidentes no trânsito, para a campanha Maio Amarelo 2024. Com o lema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros nas vias públicas.

Guarda Municipal

Ao todo, serão realizadas 20 ações ao longo do mês, envolvendo tanto atividades educativas quanto fiscalizatórias. As primeiras aconteceram na sexta-feira (3) e sábado (4), ambas na Grande São Pedro, sendo uma com foco em motocicletas sem descargas e outra visando a orientação a ciclistas.

O objetivo é abordar diferentes aspectos relacionados à segurança no trânsito, desde o respeito às leis e sinalizações até a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool ao volante e o uso do celular enquanto se dirige.

Segundo o gerente de Operações e Fiscalizações no Trânsito (Goft), Marcelo Paraguassu Pires,  as ações do Maio Amarelo são de extrema importância para sensibilizar os cidadãos sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.

“Em um mundo onde milhões de pessoas são afetadas por acidentes e violência no trânsito todos os anos, é crucial reconhecer que cada um de nós desempenha um papel significativo na prevenção dessas tragédias. Desde motoristas e pedestres até ciclistas e passageiros, todos compartilhamos a responsabilidade de agir de forma segura e respeitosa no trânsito”, destaca.

Além das blitzes educativas e fiscalizatórias, que serão realizadas em pontos estratégicos da cidade, a Guarda de Vitória também promoverá palestras em escolas, visando alcançar diferentes públicos e disseminar informações sobre segurança viária de forma ampla.

“Nosso foco é promover uma mudança de comportamento, incentivando atitudes que contribuam para a redução de acidentes e, consequentemente, para um trânsito mais seguro para todos”, pontuou Amarílio Boni, secretário Municipal de Segurança Urbana.

Educação para o trânsito

Neste mês, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) realizará ações de educação próximo a faixas de trânsito, junto aos taxistas, em unidades de ensino e em parques da cidade.

Nesta segunda-feira (6), foi realizada a ação Bike Segura na região de São Pedro, com um total de 243 abordagens,

Haverá, ainda, atividades integradas e lúdicas e apresentações de teatro, Transitolândia, entre outras ações  ações educativas que visam conscientizar a população sobre a necessidade de um trânsito seguro.

As ações desenvolvidas pela Setran em toda a capital são:

●Operação bike segura

●Operação “Eu piloto pela vida”

●Operação Criança Segura

● Operação escola

●Operação Direção segura