Vitória registra queda de 12% nos roubos a residências e condomínios

Vitória registra queda de 12% nos roubos a residências e condomínios

O investimento em tecnologia e infraestrutura na Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), como a instalação de câmeras de vigilância em áreas estratégicas da cidade e a melhoria na iluminação pública, tem sido essencial para evitar ações criminosas e dar respostas rápidas a atividades suspeitas. Com isso, Vitória alcançou no primeiro quadrimestre de 2024 uma redução de 12% nos casos de furtos e roubos contra residências e condomínios.

“Essa redução significativa reflete o compromisso contínuo em fortalecer as medidas de segurança. Estamos empenhados em garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos os cidadãos de Vitória, reforçando a presença dos agentes nas ruas, os capacitando frequentemente, além de fazermos uso da tecnologia e mantendo a Guarda de Vitória sempre perto das comunidades”, descreveu Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.

A colaboração entre a Guarda de Vitória, a Polícia Militar, a Polícia Civil e os próprios moradores também têm se mostrado eficaz na prevenção de roubos.

“A comunicação eficiente e o compartilhamento de informações entre essas entidades têm permitido uma resposta mais ágil e coordenada às ameaças à segurança. A Gerência de Inteligência tem auxiliado com informações a Polícia Civil, assim como compartilhado com a Polícia Militar dados importantes para uma atuação incisiva”, observa Boni.

Em baixa

O ano de 2024 tem sido extremamente representativo para a segurança dos moradores e visitantes da capital. A cidade alcançou uma queda de 11% no total de crimes patrimoniais, entre janeiro e abril, em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini,  destaca a implementação de um planejamento estratégico voltado para a reestruturação das políticas de segurança como um dos principais pilares dessa conquista.

“A implementação deste planejamento representou um marco de esforços para fortalecer as políticas de segurança em nossa cidade. Estamos comprometidos em garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos os cidadãos, e essa reestruturação é um dos pilares fundamentais para alcançarmos esse objetivo. Temos, hoje, uma base sólida para enfrentar os desafios de segurança e promover o bem-estar de nossa comunidade”, ressalta o chefe do executivo municipal.