Prefeitura de Vitória e Ministério Público firmam parceria para fortalecer Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS)

Prefeitura de Vitória e Ministério Público firmam parceria para fortalecer Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS)

O Procon Vitória firmou uma parceria que permite ampliar o atendimento e oferecer suporte mais qualificado aos moradores da capital que enfrentam dificuldades financeiras severas. Nesta terça-feira (29), foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o fortalecimento do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS) no município.

O NAS é um serviço criado para atender consumidores que perderam a capacidade de arcar com suas dívidas sem comprometer sua subsistência e dignidade. Com o novo convênio, será possível investir na infraestrutura do núcleo, ampliar ações de orientação e acolhimento e intensificar as estratégias de prevenção ao superendividamento.

Segundo o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Luciano Forrechi, a medida representa um avanço importante para a cidade. “Hoje demos um passo significativo com essa parceria entre o Ministério da Justiça e a Semcid, via Procon Vitória. Por meio da colaboração com o NAS, passamos a dar mais visibilidade a ações que ajudam as pessoas a sair desse ciclo de dívidas, que afeta não apenas a vida financeira, mas também o bem-estar social e até a saúde mental. É um serviço essencial, que vai gerar resultados concretos tanto no tratamento quanto na prevenção, com foco também na educação e em campanhas de conscientização”, destacou.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirmou que o município tem o objetivo de garantir que quem entra no Feirão de Negociação consiga reestruturar sua vida financeira e não volte à situação de endividamento. “Os superendividados muitas vezes se privam do básico para sobreviver, e por isso, estamos focados não só na renegociação, mas principalmente na reeducação financeira. É preciso quebrar esse ciclo. Além disso, práticas como o uso descontrolado de apostas online, as chamadas ‘bets’, têm agravado ainda mais esse cenário, e precisamos estar atentos a isso”.

A parceria reforça o compromisso da Prefeitura de Vitória com a proteção dos direitos do consumidor e com o cuidado das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, promovendo cidadania e inclusão financeira.