Vitória avança na restauração de monumentos com obras na Praça Getúlio Vargas

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), segue avançando na restauração dos monumentos públicos da capital com o projeto RenovAção. Após a entrega da escultura de Yemanjá, na orla de Camburi, agora é a vez do monumento em homenagem a Getúlio Vargas, localizado na praça que leva o nome do ex-presidente, no Centro da cidade.
As intervenções, iniciadas em julho, estão sendo conduzidas pelo escultor capixaba Nilson Camizão e têm prazo estimado de 60 dias para conclusão. A obra em bronze, sobre pedestal de granito, está passando por uma restauração técnica e criteriosa, com respeito às características originais.
Ações previstas na restauração:
-
Correção de fissuras e deformações estruturais
-
Substituição de peças faltantes, como a carta e o escudo da República
-
Restauração de detalhes desgastados
-
Renovação das placas de identificação e letreiros
-
Reforço na base para preservar a integridade da escultura
Realocação do Monumento à Lei de Deus
Também localizado na Praça Getúlio Vargas, o Monumento à Lei de Deus será realocado dentro da própria praça, ganhando uma nova base e posição. A peça permanecerá aberta à visitação, preservando seu caráter simbólico e religioso. A realocação faz parte do conjunto de melhorias previstas para a revitalização da praça.
Projeto RenovAção: memória em destaque
Lançado no início de 2025, o projeto RenovAção tem como meta restaurar e valorizar os 62 monumentos públicos de Vitória. Além das obras físicas, o programa prevê a modernização da identificação das peças, incluindo estudos para adoção de QR Codes com informações históricas e culturais, facilitando o acesso do público ao conteúdo educativo.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com o patrimônio da cidade.
“Estamos tratando nossos monumentos com o respeito e a atenção que eles merecem. O projeto ‘RenovAção’ é um compromisso firme com a memória da cidade. Já restauramos, estamos restaurando e continuaremos a restaurar”, afirmou.
Cronograma e investimentos
Com investimento inicial de R$ 250 mil, o programa já concluiu o restauro da escultura de Yemanjá e está com novas frentes em andamento, incluindo:
-
Monumento em Homenagem ao Ofício das Paneleiras de Goiabeiras
-
Monumento à Grécia
-
Monumento ao Ano Internacional da Paz
-
Cinco bustos da Praça Costa Pereira (Costa Pereira, Muniz Freire, Florentino Avidos, Jerônimo Monteiro e Afonso Cláudio), com orçamento já aprovado
As obras de restauração devem ser finalizadas até 2026, consolidando Vitória como uma capital que preserva sua memória por meio da valorização da arte, da história e do espaço público.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.