Vitória Adota Tecnologia para Intensificar a Guerra Contra a Dengue
As equipes do Centro de Vigilância em saúde Ambiental (CVSA) de Vitória realizam vistoria nas residências da cidade combater possíveis criadouros de Aedes Aegypti.
Em 2023, foram confirmados 19.349 casos de dengue no município de Vitória tiveram um aumento de 854%, comparado com o ano de 2022, quando foram confirmados 2.028 casos de dengue.
“Hoje, 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências, principalmente em ralos, plantas e caixas d’água. Se a sua caixa está sem a tampa, acione o 156 que os nossos agentes de endemias poderão cobrir e orientar. Esse cuidado precisa ser semanal para que o mosquito não prolifere”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghin
Desde março, a Prefeitura de Vitória vem utilizando a tecnologia dos drones como mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Os drones são utilizados para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.
A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde. O drone é uma ferramenta complementar ao imprescindível trabalho de vistoria do Agente de Combate às Endemias.
Ações
Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.
Além disso, foram realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços além de ações educativas de prevenção à dengue.
Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.
Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê.
Atendimento
Todas as unidades de saúde de Vitória estão equipadas e possuem atendimento com profissionais capacitados para o atendimento.
Caso o munícipe apresente sintomas como febre, cefaleia, vômitos e tonteira, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui