Pazolini propõe ‘Cidade do Samba’: Novo espaço para o Carnaval de Vitória
Projeto para a construção da estrutura de 16 mil m² dedicada a preparação de alegorias e fantasias foi apresentado nesta terça (23). Obras devem começar após o desfile de 2025
Um espaço que vai valorizar ainda mais o nosso Carnaval. O projeto da Cidade do Samba, que foi apresentado hoje (23), visa atender à demanda logística do Desfile das Escolas de Samba de Vitória.
O espaço de 16 mil m² oferecerá uma infraestrutura adequada às escolas de samba, com dois galpões com total de sete barracões, que serão destinados à confecção de adereços e alegorias, bem como à montagem dos carros alegóricos.
Além disso, a Cidade do Samba terá praça de eventos, espaço administrativo, Pet Park, Parque Kids, estacionamento e uma orla urbanizada.
“O município de Vitória pretende, com um projeto como este, muito mais do que oferecer uma condição melhor de trabalho para as escolas de samba e para quem trabalha para preparar uma festa tão importante para cidade, seja no aspecto econômico ou no aspecto turístico. Temos como objetivo também estabelecer um marco fundamental para a cidade que é um dos primeiros Carnavais do Brasil todos os anos. E ainda trazemos a possibilidade de ser um espaço onde será possível realizar outros eventos menores que possam marcar o samba como também uma cultura fundamental para o município, que traz desenvolvimento econômico e um aspecto de valorização para a região. Então, junto do Vitória Voltada para o Mar, o projeto vai permitir, inclusive, que as pessoas cheguem em embarcações para visitar a Cidade do Samba. No espaço também será possível realizar a promoção de eventos menires e trazer novas fontes de renda, o que fundamental para a sustentabilidade. Vamos estabelecer na cidade e no Estado do Espírito Santo um marco fundamental, de desenvolvimento”, afirma o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.
As estruturas físicas vão evidenciar os espaços das agremiações, destacando todo simbolismo carregado pelo Carnaval e reforçar ainda mais o caráter e a vocação da área para a cultura carnavalesca.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na apresentação do projeto e enfatizou que o projeto foi feito para atender as necessidades das escolas e dos sambistas. “Estamos valorizando a cultura local capixaba, construindo a casa do samba em nossa capital, superando as dificuldades que as escolas passavam e proporcionando um local preparado. O samba capixaba terá um lugar de trabalho e vivências junto a toda comunidade, para que o carnaval de Vitória possa crescer cada vez mais.”
Com o espaço, busca-se fortalecer as bases desta cultura e consolidar a área como um local voltado para o Carnaval. Isso trará vitalidade e atividades constantes ao longo da Avenida Dário Lourenço de Souza, no Centro de Vitória.
Divulgação/ Prefeitura de Vitória
Divulgação/ Prefeitura de Vitória
Divulgação/ Prefeitura de Vitória
A apresentação do projeto foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Luciano Forrechi, e acompanhada pelo presidente da Liesge e por presidentes das agremiações do Carnaval de Vitória.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui