Projeto escolar promove aprendizado cultural e histórico

Projeto escolar promove aprendizado cultural e histórico

A “Feira de Municípios” já é uma tradição na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha. Nesta sexta-feira (16), em mais uma edição do projeto, as turmas do 4º e 5º ano foram as responsáveis pela apresentação dos municípios, após muita pesquisa e preparação em sala de aula e também em casa com o apoio das famílias.

O objetivo do projeto é valorizar a cultura capixaba, além de promover conhecimento de forma prática e concreta sobre o espaço geográfico do estado do Espírito Santo, bem como a diversidade cultural dos municípios. A dinâmica também fortalece o protagonismo estudantil, a criatividade e a autonomia, uma vez que os estudantes têm liberdade de montar a apresentação dos municípios conforme sua preferência.

Sendo assim, a quadra da unidade de ensino foi tomada por cartazes, maquetes, mesas com porções de comidas típicas das cidades capixabas, atividades interativas com o uso dos tablets e muito mais. Para o estudante Bernardo Lopes, responsável por apresentar o município de Santa Leopoldina, o projeto trouxe muito aprendizado e diversão.

“Foi muito bom para eu conhecer mais sobre esse município. Tentei trazer uma apresentação bem completa, com uma porção de polenta frita, que é um dos pratos típicos da região, a bandeira e as cores, principais características, e por fim, um quiz interativo no tablet, que é uma forma de eu saber se todos realmente compreenderam a apresentação”, contou o estudante do 5º ano.

Por sua vez, o estudante Pablo Neves Hora, do 4 ano, contou que a atividade foi de suma importância para aumentar seu conhecimento cultural e histórico. “Eu gostei muito de pesquisar e planejar a apresentação. Fiz uma maquete ressaltando um ponto turístico de Guarapari, deu bastante trabalho pois foi um trabalho minucioso, mas ver o resultado me deixa muito satisfeito. É legal conhecer os outros municípios do estado, tenho vontade de visitar todos eles”, destacou.

A feira também ficou marcada pela integração e troca de experiências entre estudantes, família e escola. Muitos pais, mães e responsáveis foram até a unidade de ensino para prestigiar o belo trabalho dos estudantes, fruto de muito esforço e dedicação nas últimas semanas.

“Esse projeto é excelente, une a escola e família com uma interação e aprendizado para todos os envolvidos. Inclusive eu fiz questão de levar ela até Alfredo Chaves devido ao trabalho, fizemos um passeio familiar divertido e que trouxe muito aprendizado prático para ela, que pôde conhecer presencialmente o município que iria apresentar”, contou Michele Santos, mãe de Maria Eduarda do 5º ano.

“Esse projeto é nota dez! Uma forma incrível de incentivar nossas crianças a conhecer melhor os municípios do estado em que residem, é uma ação muito importante. Ela estava toda animada ansiosa com o trabalho, ficou até tarde fazendo os últimos ajustes pois queria que ficasse do jeitinho que ela planejou. Uma atividade difereciada que foge da rotina e traz motivação em vir à escola”, ressaltou Leonilda Barcelos, mãe de Anna Luiza, também do 5º ano.

Aprendizado na prática

À frente da coordenação do projeto, a professora de ciências Adriana Bonfim ressalta que um dos pilares da feira de municípios é propiciar um aprendizado prático de concreto, fortalecendo o vínculo das turmas com o local em que vivem, além de fomentar o protagonismo, a autonomia e a disciplina.

“É uma dinâmica que nos auxilia a aprofundar de forma lúdica e efetiva em conhecimentos que fazem parte das diretrizes curriculares do município. Vemos que muitas vezes eles não conhecem os pontos turísticos até mesmo de Vitória, então isso também os estimular a conhecer novos locais, saindo da sala de aula para um aprendizado mais prático”, destacou.

Fonte:PMV