Grande São Pedro recebe plano urbanístico

Grande São Pedro recebe plano urbanístico

Um plano que busca atender às necessidades da comunidade, priorizando medidas de segurança em todas as suas etapas. Esse é o Plano Urbanístico e de Segurança Cidadã para a área de influência do Projeto da Orla Noroeste – Fase 1, lançado nesta quinta-feira (15) pela PMV, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID.

A execução do projeto da nova Orla Noroeste está em andamento na região do bairro Ilha das Caieiras e áreas vizinhas, com o objetivo de transformar e requalificar o local.

A construção do plano urbanístico busca estabelecer uma base sólida de informações coletadas junto aos moradores e aos setores econômicos que atuam na Orla Noroeste, nesse trecho específico. Por meio de uma abordagem participativa, serão realizadas uma avaliação e reformulação dos princípios estabelecidos para a legislação urbanística e para o desenho urbano, considerando o impacto na segurança pública.

“Este é o início de um programa abrangente que promete trazer indicadores e parâmetros de extrema importância para a formulação de políticas públicas mais eficientes naquela área. Ao envolver ativamente os habitantes e os setores econômicos locais, esperamos obter uma compreensão mais profunda das necessidades e aspirações da comunidade, garantindo que as ações desenvolvidas estejam alinhadas com os interesses e a realidade local”, destacou Anna Cláudia Peyneau, subsecretária de Gestão Urbana.

O plano de intervenções urbanísticas tem como objetivo central impulsionar e garantir um desenvolvimento adequado e integrado das áreas de São Pedro, Comdusa, Santos Reis, São José, Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, Conquista, Nova Palestina e Resistência, respeitando os valores, a cultura e o perfil da população local.

Palestra

Como parte do evento de lançamento, foi realizada uma palestra com Túlio Kahn, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP), que abordou o tema “Intervenções Urbanas e Segurança Cidadã”. A apresentação teve como objetivo fomentar discussões relevantes e fornecer insights sobre o impacto das intervenções urbanísticas na segurança e qualidade de vida da população.

O arquiteto ressaltou a importância da integração entre arquitetura, urbanismo e segurança, destacando a inovação trazida por um projeto que considera os anseios da população desde o início: “Antigamente, esses campos não caminhavam juntos, mas hoje a abordagem integrada valoriza a segurança como parte essencial do processo de concepção. O projeto busca ouvir e atender às necessidades da comunidade, priorizando medidas de segurança em todas as etapas do projeto. Essa abordagem reflete as transformações sociais e as demandas contemporâneas, mostrando que a inovação na arquitetura vai além do design, sendo um compromisso com o bem-estar dos cidadãos.”

“Uma das grandes importâncias nas políticas públicas para o desenvolvimento das cidades é trazer discussão entre os diversos setores e segmentos, tanto do mercado produtivo como do setor público. A certeza de um estudo como esse e um seminário que proporciona uma discussão ampla, aliadas a experiência de profissionais que atuam em outras cidades, por suas referências, só traz para vitória qualificação. Essa é mais uma marca da Prefeitura, que busca trabalhar às políticas públicas unindo a parte técnica e ouvindo à sociedade”, disse Luciano Forrechi, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.

O evento, realizado no auditório da Prefeitura de Vitória, contou com a presença de autoridades e membros da comunidade e foi aberto ao público em geral. A participação ativa da população demonstra o interesse e a importância desse plano urbanístico para a região, promovendo um diálogo construtivo entre os diversos setores envolvidos.

Fonte:PMV