Programa Olhar Vitória Distribui Quase 2 Mil Óculos para Alunos da Rede Municipal
“Esse é um programa maravilhoso para todas as crianças. E, para minha neta, está sendo uma benção porque ela realmente necessita muito do óculos. Ela está com cinco graus na vista. Eu só tenho a agradecer! Ela sentava bem nas cadeiras no final da classe, tinha muita dificuldade de enxergar o quadro. Aí a professora percebeu e colocou ela para sentar mais na frente e não resolveu. Com isso, percebemos que ela estava realmente precisando de usar óculos. Aí ela foi contemplada por esse programa.”, disse Sidmar Schutz, avó da estudante Maria Vitória, de 10 anos.
Esse foi o relato da representante de uma das 40 famílias presentes na entrega do vale óculos do programa Olhar Vitória, realizada nesta terça-feira (18), no auditório da Prefeitura de Vitória. O evento, que foi emocionante, teve a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; da secretária de Educação, Juliana Rohsner; de pais, mães e responsáveis pelos alunos, estudantes e demais autoridades.
Pazolini enfatizou a importância do programa Olhar Vitória. e lembrou que a barreira da visão estava impedindo as crianças de aprender, de ter desenvolvimento cognitivo, pedagógico e também emocional. Segundo o gestor, isso atrapalhava muito na sala de aula e, a partir daí, a gestão buscou a melhor forma de resolver esse problema.
“Mas ai, veio outro desafio. Como atender os quase 44 mil estudantes? Estamos fazendo a triagem nas escolas. E aquelas crianças e adolescentes que foram identificados dificuldade na visão encaminhamos para a consulta com oftalmologista. E qual seria o próximo passo? Entregar os óculos. Mas nós vamos entregar o voucher. Poderíamos ter comprado todos iguais. Mas queremos que vocês possam ir até a ótica e escolher o óculos. Sabemos que o vale óculos será o instrumento que vai possibilitar o acesso ao conhecimento, à leitura e ao entretenimento”, destacou o prefeito.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghi, lembrou que a entrega do óculos faz parte do Programa Saúde na Escola, e que com o projeto Olhar Vitória já foram entregues 1.665 óculos, e mais de 20 mil estudantes da rede municipal avaliados. Além disso, foram ofertadas 5.772 consultas com oftalmologista. “Essa é uma entrega que amo fazer! É com muita alegria no coração que estamos aqui realizando mais essa importante entrega de Saúde. É uma oportunidade de inclusão, uma oportunidade que estamos dando a essas crianças de aprender. Isso reflete o que pretendemos fazer na saúde: garantir melhor qualidade de vida e cuidar da vida das pessoas que mais precisam. Os estudantes têm o direito ao exame, o direito aos óculos e o direito a escolher a armação que melhor se adapta ao rosto de cada um”.i.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, ressaltou que muitas crianças apresentam dificuldade de aprendizagem quando na verdade é uma dificuldade visual. “Eu sou professora alfabetizadora e, pelas minhas mãos, passaram crianças que não se alfabetização porque tinham problema de visão. Muitas vezes, isso se resolvia dentro da escola, fazendo vaquinha, tentando a consulta, depois pra conseguir os óculos. Hoje, eu estou vendo um problema que eu vivi em sala de aula e estamos cuidando enquanto política pública, é um coletivo de pessoas, resolvendo uma questão que impacta diretamente na vida das nossas crianças e estudantes, impacta no direito de aprender. Eles têm o direito ao exame, o direito aos óculos e o direito a escolher a armação que melhor se adapta ao rosto de cada um”, disse.
Olhar Vitória
A ação faz parte do projeto Olhar Vitória, da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), que consiste numa ação de Saúde Ocular realizada nas escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Por meio do programa, os estudantes com alterações visuais identificados por meio do Teste de Snellen ou por observação de sinais e sintomas sugestivos de alterações visuais, são encaminhados para consulta oftalmológica no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou no ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia. Após a consulta oftalmológica, o estudante com a prescrição dos óculos, é encaminhado para a ótica contratada pelo município.
Todos os estudantes matriculados na rede pública de ensino básico do município de Vitória, sendo escolares da Educação Infantil (Cmei), Ensino Fundamental (Emef) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), passarão pela Avaliação da Acuidade Visual e serão contemplados pelo projeto para a concessão de óculos. Ao todo, aproximadamente 43.000 estudantes serão avaliados.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.