Planejamento Educacional: Diretores Escolares se Reúnem para Debater o Ano Letivo de 2024

Planejamento Educacional: Diretores Escolares se Reúnem para Debater o Ano Letivo de 2024

A educação pública de qualidade se constrói por meio de planejamento estratégico, ações efetivas e comprometimento contínuo com o desenvolvimento educacional. Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) reuniu, na última sexta-feira (26), os diretores das 103 unidades de ensino da capital para alinhar as ações que serão implementadas ao longo do ano letivo de 2024.

O encontro tratou sobre variados temas de suma importância para a rede municipal, que terá como foco para o ano letivo de 2024 os seguintes eixos: ampliar o acesso e a permanência nas unidades de ensino, elevar a qualidade de aprendizagem dos estudantes e garantir excelência na gestão escolar.

O encontro com os gestores também teve um momento reconhecimento dos avanços obtidos no ano passado, em que a rede teve melhoras significativas na frequência escolar; na fluência leitora do 1º ao 5º ano; foi eleita a melhor educação pública entre as capitais segundo o Ranking Connected Smart Cities 2023; recebeu investimentos significativos em todas as regiões, dentre outros avanços.

Quem fez questão de acompanhar a reunião e dialogar com os diretores escolares foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que agradeceu aos gestores pelo empenho e dedicação em construir a educação pública de qualidade todos os dias. “O trabalho de vocês alcançou resultados espetaculares no ano passado. Vitória produz educação de qualidade e é referência para outros estados, para outras capitais. Tenho certeza que em 2024 vamos avançar ainda mais”, destacou o prefeito.

Em sua fala, a secretária de educação, Juliana Rohsner, também agradeceu aos gestores pelos resultados obtidos no ano passado, ressaltou o papel da pasta no apoio ao trabalho administrativo e pedagógico realizado pelos diretores e falou sobre a expectativa para o ano letivo de 2024.

Enquanto rede, devemos entender a educação como o caminho de transformação social, construindo diariamente um respeito à diversidade, o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo. Por isso falamos de intencionalidade, de estarmos focados na aprendizagem e na alfabetização. Avançamos muito em 2023 e tenho certeza que este ano será marcado por novas conquistas. Vocês sempre podem contar com a Seme para apoiar o trabalho administrativo e pedagógico”, ressaltou.

O trabalho integrado entre as equipes busca ampliar o número de estudantes atendidos no tempo integral; diminuir as desigualdades educacionais nos territórios; aumentar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); ampliar o percentual de crianças alfabetizadas até o 2º ano; aumentar a proficiência dos estudantes avaliados no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes); aumentar o nível de qualificação dos profissionais da educação municipal; e promover o protagonismo estudantil com diversificação de atividades além da sala de aula.

Foto Divulgação
Educação reúne diretores para alinhamento das ações do ano letivo de 2024
Reunião com diretores das escolas de Vitória para alinhamentos sobre o ano letivo de 2024.
Educação reúne diretores para alinhamento das ações do ano letivo de 2024
Reunião com diretores das escolas de Vitória para alinhamentos sobre o ano letivo de 2024.
Fonte: Prefeitura de Vitória