Pazolini visita obras da nova EMEF Irmã Jacinta, no Romão, obra aguardada a décadas pela comunidade

O prédio da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, no bairro Romão, já está tomando forma. Nesta terça-feira (5), uma equipe técnica da Prefeitura visitou o espaço.
O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente, acompanhado da secretária de Educação, Juliana Rohsner, do secretário de Obras, Gustavo Perin, da diretora da unidade, Denize Pimentel, e de lideranças comunitárias da região.
A unidade está sendo construída na rua Ormando Aguiar, no mesmo local onde funcionava a escola anteriormente. Atualmente, os estudantes da região são atendidos provisoriamente no prédio localizado no bairro Ilha de Santa Maria. Para viabilizar a nova sede, foi necessária a demolição da antiga estrutura e a execução de obras de contenção de encostas e drenagem. A nova escola já tem mais de 50% dos trabalhos concluídos.
“Por mais que tenhamos aumentado as condições para o transporte das crianças, as famílias querem que seus filhos estudem na própria comunidade. Aqui estamos devolvendo esse direito. Vamos plantar sementes de esperança para os moradores do Romão, que vão ganhar uma escola moderna, acessível, onde iremos escrever histórias de vida”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Estrutura
Com investimento total de R$ 16.396.000,00, as intervenções incluem demolição, construção da nova escola e urbanização da rua de acesso, que contará com calçada cidadã, jardineiras, estacionamento e bicicletário.
A nova escola terá 3.876 metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos. Serão 14 salas de aula e diversos espaços de apoio pedagógico, como biblioteca, sala de ciências, sala de música, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala multiuso, sala de recursos tecnológicos, além de áreas para planejamento, coordenação e grêmio estudantil, além de um auditório para 135 pessoas. Todos os ambientes internos serão climatizados. A quadra e os espaços de recreação serão cobertos.
“A nova Emef Irmã Jacinta vai ter uma estrutura referência na rede. Vai ampliar as possibilidades de ensino, com todo um equipamento para mantermos a qualidade que a gente trabalha e acredita para a nossa educação”, destacou a secretária, Juliana Rohsner.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, também falou sobre o andamento da construção. “Durante a demolição, vimos que tinha a necessidade de fazer contenções. Mas conseguimos fazer todo o trabalho no mesmo contrato. Resolvendo esses detalhes da obra, não temos mais nenhum obstáculo e vamos para a conclusão dessa escola tão aguardada pela comunidade”, disse.
Para a diretora da escola, Denize Pimentel, o sentimento é de esperança e expectativa. “Acompanhar de perto a construção desse novo prédio é emocionante. Os estudantes, as famílias e toda a equipe escolar merecem voltar para o verdadeiro lugar da Emef Irmã Jacinta, agora em uma escola ampla, moderna e acolhedora. Estamos todos contando os dias para voltar para o Romão”, afirmou.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.