Pazolini realiza sonhos: moradias dignas transformam a vida de três famílias em São Benedito

Pazolini realiza sonhos: moradias dignas transformam a vida de três famílias em São Benedito

A segurança e o conforto de viver em uma residência digna agora fazem parte realidade para três chefes de família do bairro São Benedito, em Vitória. As beneficiadas receberam, na tarde desta quarta-feira (17), as obras de melhorias habitacionais em suas casas. As ações integram o programa Casa Feliz e Segura, iniciativa da Prefeitura de Vitória que já garantiu moradia adequada para 256 famílias na capital.

A primeira obra de melhoria entregue foi a da Jane dos Santos, moradora do bairro há mais de 30 anos. No imóvel, criou seus dois filhos, Amanda e Vitor. Por questões de saúde, Jane ainda não pôde ver o resultado das obras, mas tudo foi realizado de acordo com o que sempre sonhou e solicitou à equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec). Representando a mãe, seu filho participou da entrega com orgulho e alegria pela conquista tão esperada.

“Gratidão e alegria me define, minha mãe gostou muito da reforma. Ela está ansiosa para voltar para a casa nova. Assim que voltar, vai conhecer o quintal e a área de serviço, o grande sonho dela, que nunca pôde realizar”, contou Vitor.

Bem próximo de Jane, Maria Aparecida também celebra o direito à moradia digna e segura. Ao lado da neta Cecília, de 13 anos, a dona de casa lembrou das dificuldades enfrentadas no passado. Hoje, as incertezas e o medo dão lugar à esperança de um futuro promissor.

“Eu moro com minha filha, meu filho e minha neta. Passei por muitas dificuldades, meu lar nem parecia uma casa. A chuva caía mais dentro do que fora. Hoje, agradeço a Deus e inicio aqui uma nova história, uma casa bonita, pintada e segura. Vou morar e cuidar para que meus filhos e netos herdem essa conquista”, disse Maria.

A terceira beneficiada foi Dilva Conceição, doméstica que viu sua vida e a de seus dois filhos mudarem para melhor. A residência em que vive há 47 anos passou a contar com banheiro dentro de casa e sistema de descarga completa, algo que não fazia parte da realidade da família Conceição.

“Minha casa não tinha banheiro interno, era do lado de fora, com descarga feita com balde de água. Também não tinha escada de entrada, o que dificultava o acesso. Agora está tudo um luxo, do jeito que eu sonhei. Agradeço primeiramente a Deus, e depois a esta gestão, que vem me acolhendo em todas as áreas”, celebrou Dilva.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhou as entregas ao lado do secretário de Obras, Gustavo Perim, do subsecretário de Habitação, Tiago Benezoli, e de representantes da sociedade civil. Ele expressou a alegria e o sentimento de dever cumprido por parte da equipe da PMV.

“Hoje é um dia de conquista, de celebração e de vitória em São Benedito. Três famílias passam a escrever uma nova história em suas vidas. Mulheres, chefes de casa e responsáveis por suas famílias vão viver com segurança e conforto. Esse é o propósito do maior programa habitacional do Estado, o Casa Feliz e Segura”, ressaltou Pazolini.

As munícipes se cadastraram no Programa Casa Feliz e Segura em outubro de 2022. Após análise da documentação e da situação socioeconômica, foi confirmado que atendiam aos critérios das Leis nº 6.967/2007 e nº 6.592/2006. Após assinaram o termo de autorização as obras de melhorias habitacionais tiveram início.