Páscoa de 2025 com ovos menores, chocolate mais caro e alternativas de biscoito

Os ovos de páscoa em 2025 estão vindo com tamanho reduzido, com menos chocolate e com preço mais elevado. Para driblar os preços elevados, empresas oferecem alternativas, que vão desde misturas até tamanho reduzido.
Segundo o IBGE, no acumulado de 12% em janeiro, o preço do chocolate em barra e do bombom aumento 14,13%. Foi quase o dobro da inflação d alimentos, que sofreram inflação de 7,25%.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), pode haver aumento de dois dígitos no preço do ovo de Páscoa. A expectativa é de o aumento seja em 15%: as empresas farão esforços para baratear os ovos.
Crise
Parte da explicação para o aumento do preço do ovo de Páscoa é a crise do abastecimento de cacau. Ela afeta desde grandes produtores até produtores artesanais.
Essa crise surge das condições climáticas e sanitárias adversas na África, continente de onde vem 70% do cacau usado nas indústrias. A situação reduziu a oferta de cacau, gerando o aumento no preço. O resultado foi um aumento de 190% no preço do cacau desde 2024.
O Brasil é sexto maior produtor do cacau do mundo. Apesar disso, o país depende de importar ao menos 200 mil toneladas de cacau, além de exportar parte do que produz.
Estratégias
Para tentar baratear os ovos de Páscoa, as empresas do setor estão tentando diferentes estratégias. Elas combinam produtos alternativos, redução de tamanho e ingredientes alternativos.
As alternativas incluem mistura de chocolate com biscoito, conhecida como “chocobakery” (palavra que combina “chocolate” com “bakery”, padaria). Há também a opção de comprar ovos em tamanho reduzido.
Há empresas que também estão abandonando o chocolate de vez, preferindo oferecer alternativas de biscoitos em formato de símbolos da Páscoa, como coelhos.
(Fonte: O Tempo. Imagem: Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.