Estudantes terão aula de campo no Parque da Fonte Grande
A Mata Atlântica de Encosta do Parque da Fonte Grande será palco de aprendizado para estudantes do 4º ao 9º ano, do turno matutino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zipinotti, localizada no bairro Jardim da Penha, na próxima segunda-feira (15).
No período das 8h às 11h, o grupo de estudantes percorrerá trilhas educativas e mirantes do parque, guiados pelo educador ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Fonte Grande, Wilson de Souza, como parte do projeto Mata Atlântica, Floresta Que Ensina.
“Receberemos esses estudantes nos mirantes do parque para que possam ter um outro olhar sobre Vitória e sua floresta, que abraça e protege as encostas dos morros de nossa cidade”, ressaltou o educador ambiental. Ele ainda complementa: “Neste dia teremos também trilhas educativas com momentos de contemplação, experimentação, conhecimento, interação e reflexão”.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, esse tipo de intervenção proporciona aos estudantes reflexões acerca da realidade local. “Assim, eles passam a agir no seu entorno e nos demais lugares de seu convívio social, adotando atitudes e valores voltados à proteção e conscientização ambiental”, ressalta.
Projeto Mata Atlântica
O projeto Mata Atlântica, Floresta Que Ensina contempla, também: roda de conversa sobre a Mata Atlântica; apresentação de vídeo “Mata Atlântica, Uma Floresta no Coração de Vitória”; Desafio Digital da Mata Atlântica de Vitória; Cartilha “Mata Atlântica, Importante Conhecer, Importante Preservar”; e Jogo da Carta da Terra.
Além disso, as professoras Maria da Penha Kopernick Del Maestro, de Ciências, e Cecília de Santana Gabriel, de Língua Portuguesa, desenvolvem na escola o projeto integrador Sustentabilidade e Poesia nas suas disciplinas, visando proporcionar aos estudantes experimentação e contato com uma unidade de conservação da Mata Atlântica e, como produto, a criação de reflexões e poesias concretas para a exposição em seu ambiente escolar junto a registros fotográficos da aula de campo.
De acordo com as professoras, os objetivos do projeto são compreender o meio ambiente numa perspectiva integrada e integradora das dimensões humanas; desenvolver a ética e a cidadania; repensar o conceito de desenvolvimento sustentável; promover bem-estar aos estudantes; entender o que é consumo consciente; e entender a importância dos elementos naturais e sua preservação.
Por meio do portal Interagevix é possível acessar o projeto Mata Atlântica, Floresta que Ensina, voltado às escolas do entorno do Maciço Central de Vitória.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.