Energia elétrica mais cara em maio, informa Aneel

Energia elétrica mais cara em maio, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, neste mês de maio, será usada nas contas de luz a bandeira amarela. A cada 100 quilowatts-hora consumidos, o brasileiro terá custo extra de R$ 1,885.

Segundo a Aneel, a bandeira tarifária será trocada por causa das condições atualmente desfavoráveis para geração de energia, como a redução de chuvas. Desde dezembro de 2024, devido a condições favoráveis, a bandeira tarifária foi mantida verde.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias é usado para ajusta o preço do consumo de energia no país. Ele reflete a variação nos custos de produção de energia elétrica.

Dividido em níveis representados por cores, o sistema de bandeiras indicam o quanto custa ao Sistema Integrado Nacional (SIN) gerar a energia elétrica usada em residências, indústria e comércio.

Quando a bandeira está verde, o cálculo da conta de luz não sofre acréscimos. Quando está amarela ou vermelha, a cada 100 quilowatts-hora (wWh) consumidos a conta sofre acréscimos em seu valor.

(Fonte: Agência Brasil. Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)