Comunidade em Ação: Regularização Fundiária Agita a Ilha das Caieiras

Comunidade em Ação: Regularização Fundiária Agita a Ilha das Caieiras

Léo Duarte
Mobilização Ilha das Caieiras
Celso Henrique Lucchini, morador do bairro Ilha das Caieiras, demonstrou sua alegria e satisfação ao abordar a regularização fundiária.

Vitória deu mais um importante passo para a regularização fundiária na Ilha das Caieiras. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), por meio da Gerência de Regularização Fundiária, deu início aos procedimentos no bairro, na noite desta terça-feira (29). Como parte desse processo, uma reunião comunitária foi realizada na Emef Eliane Rodrigues dos Santos. O encontro teve como objetivo informar os moradores sobre a regularização fundiária, critérios de gratuidade, atividades a serem implantadas e a importância da participação da comunidade.

O projeto de regularização fundiária do bairro Ilha das Caieiras integra a iniciativa da nova Orla de são Pedro, será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e faz parte do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória – 1ª  Etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável . Abrangendo uma área de 123.051,82 m², o projeto beneficiará 384 lotes e aproximadamente 1.536 famílias. A empresa responsável pela execução dos serviços é a JBDPrestadora de Serviços, Consultoria e Assessoria Eireli, com um investimento total de R$ 455.000,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco mil reais).

Para o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Luciano Forrechi, a mobilização de Regularização Fundiária representa um marco significativo, antecedendo a inauguração do escritório de atendimento na comunidade. “Estamos confiantes de que enfrentaremos desafios coletivamente com a comunidade. Mais do que a documentação, a certeza reside na motivação, que será fundamental para o sucesso e a entrega máxima de títulos aos merecedores na comunidade. É crucial destacar também que essa ação não é exclusivamente responsabilidade do poder público. Agora é o momento de nos unirmos, encontrar soluções e garantir o tão sonhado título de propriedade para os moradores desta região”, aponta.

O líder comunitário Celso Henrique Lucchini, demonstrou sua alegria e satisfação ao abordar a regularização fundiária no bairro, ressaltando os impactos positivos na qualidade de vida da comunidade: “A comunidade está acolhendo essa demanda de braços abertos, pois é uma necessidade que foi prometida há muito tempo, infelizmente não cumprida anteriormente. A questão da escritura sempre foi um tema constante, e hoje, com a administração do prefeito Lorenzo Pazolini, tornou-se uma realidade. A casa está cheia, e as pessoas estão recebendo com grande alegria, renovando a esperança de finalmente ter a posse legítima de suas residências. Hoje, só temos a agradecer a Deus e ao nosso prefeito, juntamente com sua gestão dedicada, que está trabalhando em prol das comunidades. Com a chegada da nova orla, acreditamos que a escritura valorizará cada vez mais as moradias de todos os residentes. Estamos otimistas quanto ao futuro e agradecidos por essa conquista”.

Shayenne Ribeiro, gerente de Regularização Fundiária, ressalta a importância da reunião para mobilizar e sensibilizar a comunidade quanto à entrega de documentos. Destaca a necessidade de um cadastro social eficiente para análises de renda documental e cadastro socioeconômico abrangente. “A reunião visa esclarecer o processo de cadastro, orientar sobre abordagem domiciliar, explicar documentos necessários e detalhar o funcionamento do plantão, preparando a comunidade para receber, aceitar e colaborar eficazmente na entrega dos documentos”, destaca.

O município já entregou mais de dois mil títulos em outros bairros, como Jaburu/Floresta, Santa Martha, Santo André, São José e nas comunidades Santa Helena/São José e Maria Ortiz

A reunião contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, vereadores e lideranças comunitárias, atraindo mais de 200 moradores interessados no projeto. O próximo passo inclui a inauguração do escritório local de atendimento e cadastramento porta a porta seguindo o cronograma de execução.

Para mais informações sobre a Regularização Fundiária, os interessados podem contatar a Sedec pelo e-mail [email protected]  ou pelos telefones (27) 98144-0974/ (27) 98144-1052 / (27) 98144-1011/ (27) 98144-1049 no horário de atendimento das 9h às 17 horas.