Chuvas no Espírito Santo: danos na Grande Vitória e alerta para o estado

A chuva que atinge o Espírito Santo causam danos não apenas em cidades da Região Sul, mas também na Grande Vitória. Enquanto isso, o Estado inteiro deve passar por alguns dias com céu nublado, ventanias e chuvas, situação que deve amenizar a partir de quarta-feira (09).
As chuvas deste domingo (06) causaram impactos nas ruas da capital. Com a chuva, parte da marquise do Sesc Glória, no Centro de Vitória, desabou. A segunda-feira (07) começou com ruas alagadas nos bairros Ilha de Monte Belo e Bento Ferreira sofreram alagamentos.
Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, às 6h desta segunda-feira, Guarapari foi o município mais atingido pelas chuvas em 24 horas. Foram 194.2 mm de chuva, seguido de Alfredo Chaves (95.2mm) e de Vila Velha (76.63). Houve também deslizamentos em Muniz Freire, São José do Calçado, Rio Novo do Sul Sul, Iúna, Serra e Alfredo Chaves.
De acordo com o Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta segunda-feira (07), os ventos que vêm do mar em direção ao continente mantêm umidade elevada. Isso favorece formação de nuvens, provocando pancadas de chuva.
Na Grande Vitória, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva ao longo do dia, com temperaturas entre 20°C e 28°C. Na Região Sul, haverá também céu nublado e possibilidade de chuvas, com temperatura entre 18°C e 25°C. Na Região Norte, prevalece também céu nublado e previsão de chuva. Temperaturas devem ficar entre 20°C e 28°C.
Segundo o Incaper, a previsão é de que terça-feira (08) o tempo continue instável. Para quarta-feira (09), a previsão é de que o sol volte a aparecer em todo o estado. Ventos costeiros devem continuar atuando com força nos próximos dias, exigindo atenção especialmente de quem mora próximo ao mar o com risco de deslizamentos.
(Fonte: A Tribuna, A Gazeta. Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.