Vitória promove formação em Educação Especial para profissionais da Educação Infantil.
A Educação Especial é uma modalidade educacional que se inicia na Educação Infantil, passa pelo Ensino Fundamental e vai até a Educação de Jovens e Adultos. É voltada para estudantes com deficiência física, sensorial (cego, baixa visão, surdo, deficiências múltiplas), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação.
De acordo coma coordenadora de Educação Especial de Vitória, Carla Gagno, Vitória possui uma Política de Educação Especial que coaduna com a Política Nacional de Educação Especial e todos os anos acontecem formações com o tema Educação Especial para os professores que atuam na modalidade.
“Se falamos de uma educação na perspectiva inclusiva e entendemos que todos na escola são responsáveis por todas as crianças/estudantes, precisamos que todos que atuam na educação e na escola tenham conhecimento sobre o processo de escolarização de todas as crianças/estudantes. Por esse motivo, a atual gestão tem proporcionado momentos para que o tema possa chegar a todos os profissionais da escola”, argumentou.
Nessa quarta-feira (02), foi realizada uma formação para coordenadores da Educação Infantil com o tema “O coordenador e a potencialização de atendimento às crianças público da Educação Especial”. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), por meio da Gerência de Ensino, e aconteceu no auditório da Seme, em Itararé.
“Realizamos no ano passado o primeiro encontro dos coordenadores com a temática da educação especial e, após avaliações, observamos a necessidade de um novo encontro formativo fomentando junto com eles como se efetiva o atendimento às crianças público da educação especial, garantindo a elas a acolhida, o direito de acesso e a permanência na educação infantil”, explicou Danielly C. Guerra da Silva, da Coordenação de Educação Infantil.
Segundo Danielly, na formação, os profissionais dialogaram sobre as diferentes áreas de atuação da educação especial, possibilitando aos coordenadores a potencialização do atendimento às crianças que necessitam de atenção especializada. Ela explicou que a função de coordenador é algo novo na educação infantil da rede municipal de ensino da capital e um pedido antigo dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica.
“Inauguramos essa função no ano passado e, entendendo a importância de assegurar o desenvolvimento de suas atribuições a partir das concepções de criança e educação infantil, e afirmar a necessidade desse cargo, temos realizado desde 2022 encontros formativos com os profissionais contratados para essa função com o objetivo de potencializar a atuação deles junto a toda comunidade escolar”, comentou.
Fonte: PMV