Vitória inicia Programa PET-Saúde com foco na transformação digital do SUS

Na tarde da última sexta-feira (22), foi realizada a abertura oficial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, que promove a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do SUS.
Em Vitória, o programa é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com duração prevista de dois anos. O projeto contará com cerca de 120 bolsistas, incluindo professores da UFES, profissionais da Semus e estudantes de diferentes áreas da saúde e da informação.
O secretário municipal de Gestão e Planejamento, Regis Mattos, participou da abertura e destacou a importância da parceria. “É muito positivo ver a Universidade Federal do Espírito Santo e a Secretaria de Saúde de Vitória trabalhando juntas. Esse processo contribui para o benefício da população, buscando melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Unidades de prática e áreas de atuação
Os bolsistas atuarão em seis unidades de saúde de Vitória (São Cristóvão, Bonfim, Andorinhas, Santo Antônio, Grande Vitória e Alagoano), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD III e Caps São Pedro) e em setores do nível central, como a Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS), Coordenação de Informação em Saúde (CIS), Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica e Auditoria.
As áreas temáticas do programa incluem transformação digital, saúde mental, saúde materno-infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e neoplasias (mama e útero).
A secretária municipal de Saúde, Magda Cristina Lamborghini, reforçou a parceria e destacou os benefícios para a população. “Estamos muito felizes com essa parceria de 24 meses. Com mais 120 pessoas somando esforços, vamos potencializar ainda mais nosso trabalho e aprimorar o compromisso que temos com os moradores da capital.”
Bolsistas falam sobre expectativa e aprendizado
Sara Costa, de 21 anos, estudante de Odontologia, falou sobre a oportunidade: “Fiquei muito feliz quando soube que tinha sido selecionada. Até então, eu não conhecia o PET-Saúde. Resolvi me inscrever e passei em primeiro lugar na minha área.”
Raony Gomes, de 21 anos, estudante de Ciências da Computação, também demonstrou entusiasmo: “Tudo é muito novo para mim, mas espero aprender bastante sobre a área da saúde e poder aplicar meus conhecimentos em computação nessa área.”
O coordenador de Informações em Saúde de Vitória, Tiago Nogueira do Nascimento, ressaltou o impacto do projeto: “Esse programa vai além de uma parceria, ele busca capacitar profissionais e engajar tanto a equipe quanto a população na cultura digital. Os bolsistas serão agentes responsáveis por aplicar essa cultura, promovendo engajamento e transformação.”
O diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFES, Dr. Helder Mauad, destacou a relevância da universidade no projeto. “Para nós, é uma grande alegria assumir esse compromisso. A universidade existe justamente para buscar novas soluções, projetos e oportunidades de ensino para os estudantes. Tenho certeza de que os frutos desse projeto serão inúmeros.”

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.