Vitória Inicia Modernização do Sistema de Coleta de Resíduos
Estimular o descarte correto de resíduos, promover a sustentabilidade e a qualidade de vida, gerando emprego e renda. Esses são alguns dos principais aspectos do novo sistema de Contentores Subterrâneos que a Prefeitura de Vitória apresentou na tarde desta quarta-feira (12).
São equipamentos de última geração que farão parte do cotidiano dos moradores e famílias de toda a capital, onde o descarte de lixo e resíduos poderá ser feito de maneira adequada e segura, de acordo com as melhores práticas socioambientais existentes.
O lançamento do novo sistema, que já está e fase de licitação para instalação, foi feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini e pelo secretário da Central de Serviços de Vitória, Leonardo “Formigão” Amorim. A cerimônia contou com a presença de dezenas de lideranças comunitárias, profissionais da área de limpeza pública, servidores e representantes do legislativo municipal.
Contentores Subterrâneos
Colocando Vitória mais uma vez na vanguarda da gestão pública inovadora e eficaz, o sistema de coletores de lixo é subterrâneo e representa o que há de mais moderno, eficiente e seguro na área de limpeza pública.
São peças que, à primeira vista, parecem lixeiras comuns, dessas fixadas no chão, mas que possuem um enorme espaço de armazenamento interno localizado abaixo da superfície.
Os resíduos já ficam segregados no equipamento, facilitando o trabalho de coleta e beneficiamento tanto por parte dos profissionais coletores quanto das Associações de Catadores. Um novo conceito no que diz respeito à coleta de resíduos.
“Muito mais qualidade de vida, bem-estar e geração de renda. O que chamamos de lixo na verdade é uma riqueza, capaz de produzir recursos, emprego e renda para milhares de famílias da nossa cidade. A sustentabilidade é uma questão imprescindível. Era preciso olhar para isso com a devida atenção e é exatamente isso o que temos feito desde o início de nossa gestão”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Estações de Coleta Seletiva
Além dos novos contentores subterrâneos, a Central de Serviços de Vitória também apresentou as novas Estações de Coleta Seletiva. São containers com espaços de descarte específicos para cada tipo de resíduo (metal, plástico, papel, papelão e vidro) e que serão disponibilizados por toda a cidade.
Eles também serão utilizados onde não houver possibilidade técnica para instalação do sistema subterrâneo, devido à especificidade deste ficar abaixo do nível do solo. Uma dessas Estações de Coleta Seletiva já está em funcionamento, no bairro Mata da Praia.
“Todo esse sistema e esse novo conceito de limpeza urbana trazem consigo um processo extremamente otimizado e seguro. É a tecnologia e a inovação em limpeza pública a favor da cidade, das famílias e dos profissionais trabalhadores da coleta de resíduos”, afirmou Leonardo “Formigão” Amorim, secretário da Central de Serviços de Vitória e um entusiasta da proposta.
Caixas estacionárias
Além do novo sistema, composto pelas estações e pelos contentores subterrâneos, a Central de Serviços também anunciou a aquisição de milhares de contentores e caixas estacionárias, que serão gradualmente distribuídos entre os mais de 80 bairros de Vitória, a partir de um minucioso trabalho de estudo de identificação de demandas em cada um deles, visando, entre outros, a eliminação completa dos pontos viciados de lixo.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.