Vetmóvel: A Nova Iniciativa de Pazolini para o Bem dos Animais Domésticos na Capital

Vetmóvel: A Nova Iniciativa de Pazolini para o Bem dos Animais Domésticos na Capital

 

A saúde e o bem-estar animal são assunto sério e estão entre as prioridades na cidade de Vitória. Para garantir ainda mais assistência aos animais na capital, a partir desta segunda-feira (18), Vitória passa a contar com um reforço pra lá de especial nos atendimentos: é o Vetmóvel, unidade destinada ao serviço de ambulatório itinerante com o suporte de veterinário para consultas, oferta de exames laboratoriais e de imagem, além de encaminhamentos às instituições parcerias para continuidade da assistência médica veterinária, bem como ao programa de castração disponibilizado pelo município. Os atendimentos no Vetmóvel são gratuitos, destinados a cães e gatos domiciliados da capital.

O lançamento do serviço ocorreu na Prefeitura de Vitória, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini e a participação de moradores, ONGs parceiras, protetores da causa animal, lideranças comunitárias, servidores e parlamentares. O público presente pôde conhecer o Vetmóvel, que estava no estacionamento da Prefeitura, em Bento Ferreira.

O veículo, que foi adquirido com recursos próprios pelo município, possui estrutura física móvel destinada aos procedimentos de atendimento clínico e/ou cirúrgico de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária. A unidade, ainda, foi adesivada para as ações de visitação aos bairros, a partir de uma programação ainda a ser divulgada.

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou ser um dia especial porque está materializando um sonho que iniciou em 2018/2019. “Um sonho que começou apenas como sonho, apenas como desejo, apenas com uma vontade no coração, mas que hoje é uma realidade concreta da cidade, E nós temos que nos orgulhar hoje, pois a cidade de Vitória tem uma Gerência de Bem-Estar Animal forte”, apontou.

“Nós temos políticas públicas efetivas, nós temos pessoas engajadas dialogando com a gestão, temos um programa que expressa amor e cuida com carinhos dos animais”, completou Pazolini.

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Edwiges Dias, parabenizou pelo lançamento do consultório itinerante. “Esse veículo fará com a população fique mais próxima da administração pública e veja o que se está fazendo. E o cuidado com a saúde para com os animais é um cuidado único, tanto com os animais quantos com os moradores”, disse.

Para a presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Regina Mazzoco, é um sonho que a Prefeitura de Vitória coloca em realidade. “Esse é um carro que esperávamos há muitos anos e que vai beneficiar a população que precisa deste tipo de serviço.”, destacou.

Atendimento gratuito

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, ressaltou que a iniciativa tem por finalidade a oferta programada de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social do município de Vitória, apontado como prioritário pela legislação municipal na área de cuidado e bem-estar animal, que não consegue fornecer assistência médica veterinária aos seus animais (cães ou gatos).

“Situação que poderia incorrer, em determinados casos, em crime de maus-tratos ou até mesmo no abandono dos animais sob sua tutela pela falta de recursos financeiros ou conhecimento legal”, aponta. O secretário reforça que a iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal.

“Com a medida, a gestão do Prefeito Lorenzo Pazolini marca mais uma importante entrega para a causa animal, demonstrando que a saúde, o bem-estar animal e a inclusão social são prioridades na capital”, enfatiza.

Educação e guarda responsável

A iniciativa, ainda, contribuirá para a educação em saúde pública, guarda responsável e controle populacional de animais, com o apoio do Vetmóvel nos eventos de adoção de animais, que acontece quinzenalmente, em ações de vacinação e nas campanhas de sensibilização da população lançadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Por meio do Vetmóvel vamos atuar para mitigar condutas inadequadas quanto à guarda de animais domésticos, e fomentar o exercício de uma Guarda Responsável, objetivando a construção de mudança comportamental dos moradores através da educação ambiental voltada para o bem-estar animal”, afirmou.