Unidade de Saúde do Alagoano promove ação educativa sobre planejamento familiar
Grande parte da população feminina brasileira conhece alguém que ficou grávida na adolescência. Segundo o Sistema de Informações de Nascidos Vivos, do Governo Federal, de 2020, foram 380,7 mil casos em que a idade média das mães era entre 14 e 19 anos, número 50% maior que a média mundial para o mesmo período.
Esse é um dos motivos pelos quais, em Vitória, todas suas Unidades Básicas de Saúde realizam ações voltadas ao planejamento familiar. Na última terça-feira (27), a Unidade do Alagoano fez uma roda de conversa com mulheres da comunidade para falar sobre a gestação, métodos contraceptivos provisórios ou definitivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
O encontro foi conduzido pelo psicólogo Guilherme de Freitas e a médica residente GabrielamSchettino, com objetivo de garantir o acesso às informações e aos métodos contraceptivos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) .
Assistir a essas explicações é uma atividade obrigatória do processo para quem pretende fazer laqueadura ou vasectomia. No caso da engenheira Lara Campos, 24 anos, a participação na roda de conversa fez parte dos critérios para ela receber o Dispositivo Intrauterino TCu 380A, popularmente conhecido como DIU de Cobre.
Como acessar
Para agendar o planejamento familiar, o munícipe deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. O número de pessoas para composição, assim como, a periodicidade do grupo será definida conforme cada serviço.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui