Unidade de Saúde do Alagoano promove ação educativa sobre planejamento familiar

Unidade de Saúde do Alagoano promove ação educativa sobre planejamento familiar

Grande parte da população feminina brasileira conhece alguém que ficou grávida na adolescência. Segundo o Sistema de Informações de Nascidos Vivos, do Governo Federal, de 2020, foram  380,7 mil casos em que a idade média das mães era entre 14 e 19 anos, número 50% maior que a média mundial para o mesmo período.

Esse é um dos motivos pelos quais, em Vitória, todas suas Unidades Básicas de Saúde realizam ações voltadas ao planejamento familiar. Na última terça-feira (27), a Unidade do Alagoano fez uma roda de conversa com mulheres da comunidade para falar sobre a gestação, métodos contraceptivos provisórios ou definitivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O encontro foi conduzido pelo psicólogo Guilherme de Freitas e a médica residente GabrielamSchettino, com objetivo de garantir o acesso às informações e aos métodos contraceptivos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) .

Assistir a essas explicações é uma atividade obrigatória do processo para quem pretende fazer laqueadura ou vasectomia. No caso da engenheira Lara Campos, 24 anos, a participação na roda de conversa fez parte dos critérios para ela receber o Dispositivo Intrauterino TCu 380A, popularmente conhecido como DIU de Cobre.

Como acessar

Para agendar o planejamento familiar, o munícipe deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. O número de pessoas para composição, assim como, a periodicidade do grupo será definida conforme cada serviço.

Fonte: PMV