Talentos Literários: Estudantes Brilham em Concurso de Redação
Alice Carvalho, uma das ganhadoras do concurso de redação da Marca Ambiental pela Emef Heloísa
Três estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Bela Vista, se destacaram no concurso de redação da Marca Ambiental. Alice Carvalho, Pitter Verly e Guilherme Carvalho, do 5º ano A matutino, foram premiados neste evento que contou com a participação de sete escolas, entre públicas e particulares. Mais de 250 redações, de estudantes do 5° ao 9° ano, foram inscritas na competição.
A professora de Educação Ambiental da Emef Heloísa Abreu, Sandra de Freitas Azevedo, enfatizou a importância dessas competições para o desenvolvimento das habilidades de escrita e reescrita dos estudantes. “Eu penso ser muito importante a participação dos alunos em concursos como esse, pois abre uma possibilidade de que eles descubram e desenvolvam suas habilidades de escrita e reescrita de texto. E esse resultado foi gratificante porque eles se empenharam muito e tiveram apoio dos familiares”, disse a educadora.
A professora iniciou o processo divulgando o concurso para os estudantes e, em seguida, explicando as regras e falando da proposta de redação de opinião. Ela enfatizou a necessidade de revisões constantes, instigando os estudantes a produzirem textos que fossem além da escrita inicial, reiterando a importância do processo de escrita e reescrita até se chegar ao texto final.
O tema escolhido, coleta seletiva, conectava-se ao trabalho que já é realizado na escola. A partir das orientações da professora, os estudantes desenvolveram o texto, seguindo uma estrutura específica de três parágrafos e regras básicas. Apesar do envolvimento inicial de mais estudantes, apenas três permaneceram até o fim do processo devido à exigência de revisões e reorganização do texto.
As redações foram enviadas por e-mail e o resultado final foi uma conquista que, para a professora, foi além da escrita. Ela ressaltou a importância de transmitir não apenas informações, mas também a experiência e o esforço dedicado na construção do texto final. “Para mim, o trabalho com escrita e reescrita de texto é extremamente agradável. Muito trabalhoso, mas satisfatório”, comentou a educadora.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.