Sonho de novos US e Cras em Santo Antônio vira realidade

Sonho de novos US e Cras em Santo Antônio vira realidade

Os moradores dos bairros Santo Antônio, Caratoíra, Alagoano, Santa Teresa e Mário Cypreste, que  são atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Valcenir Patrocínio dos Santos vão ganhar um novo espaço e, desta vez, para chamar definitivamente de seu. É que neste sábado (6) o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini assinou a ordem de serviço para a construção da sede própria do novo Cras, onde também será instalada a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio.

“É um momento importante a realização de um sonho dos moradores da Grande Santo Antônio, junto com a macrodrenagem que já começou. Esse eram os dois maiores anseios do povo. Há mais de 20 anos aguardando por essas obras, essas realizações, e hoje nós estamos transformando isso em realidade. É muito bom trazer um equipamento público moderno, assistência social e saúde, cuidando do nosso povo. Santo Antônio passa a ter dois equipamentos de referência no município de Vitória e isso faz a diferença na vida das pessoas”, destacou o Lorenzo Pazolini.

A nova estrutura do Cras vai contar com dois pavimentos e terá área construída total de 591,14 m², o que vai possibilitar quatro salas de atendimento, recepção, sala de equipe técnica, coordenação, apoio administrativo, duas salas multiuso, brinquedoteca, auditório, sanitários.

Para a gerente de Atenção à Família da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória, Cremilda Astorga, a construção de um Cras dentro dos padrões adequados ao funcionamento vem reafirmar o compromisso com esse importante e essencial equipamento da Politica de Assistência Social. Além de dar mais dignidade aos munícipes e aos trabalhadores do Suas atuantes neste Cras, também vai proporcionar um atendimento mais inclusivo e qualificado as famílias.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a construção da nova unidade do Cras Valcenir Patrocínio dos Santos vem atender uma demanda antiga dos moradores e das equipes. “Essa nova instalação será muito importante para os moradores que necessitam da assistência social e para a ampliação das ofertas que fazemos enquanto Proteção Social Básica”, destacou.

Saúde

Cras Santo Antônio possui em seu sistema 14.941 pessoas cadastradas, sendo que 99% desta população utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Daí a importância da instalação da USB e do Cras um ao lado do outro. Esse espaço vai trazer mais conforto para as familias que buscam atendimento no Sistema Único da Assistência Social (Suas) e no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Unidade Básica de Saúde (UBS) contará com cinco consultórios de ginecologia, dez consultórios diversos, cinco consultórios de odontologia, uma sala de assistência social, um consultório de psicologia, um consultório de fonoaudiologia. Além de sala de curativos, sala de injeção, sala de nebulização, sala de imunização, sala de coleta, farmácia, recepção, sala de avaliação inicial, sala de estabilização, expurgo, esterilização, dispensação de materiais, vestiários, refeitório, sanitários, administração, reunião, arquivo, sala para agentes comunitários, almoxarifado e um auditório com capacidade para 58 pessoas.

Acessibilidade

Os dois prédios foram projetados respeitando a norma NBR 9050/2015, dando acessibilidade a todos os espaços através de rampas, banheiros acessíveis em todos os pavimentos, bebedouros acessíveis, portas com largura mínima de 80 centímetros, localização de piso tátil nos desníveis, dentre outros. A acessibilidade do prédio está garantida através de rampa com inclinação de 8,33% entre a calçada/rua e o pavimento térreo e por elevador aos demais pavimentos.

Fonte : PMV