Solidariedade em Ação: Equipe de Saúde da Ilha de Santa Maria Assistindo Moradores do Asilo em Vitória

Solidariedade em Ação: Equipe de Saúde da Ilha de Santa Maria Assistindo Moradores do Asilo em Vitória

As equipes de saúde da Unidade Básica (UBS) da Ilha de Santa Maria atendem uma série de famílias residentes do território da unidade e, há pouco mais de um mês, a enfermeira Deborah Demuner, o médico Guilherme Carvalho e a psicóloga Rejane Vasconcelos vem realizando atendimento domiciliar no Asilo dos Idosos de Vitória, localizado na Ilha de Monte Belo.

Todas as quartas-feiras à tarde, a equipe ultrapassa o espaço físico da unidade de saúde e leva o serviço de acolhimento e assistência em saúde até a instituição.

“Aqui seguimos os mesmos procedimentos que na unidade: realizamos o preparo com medição da temperatura, pressão arterial, a consulta de enfermagem, consulta médica com solicitação de exames e a acolhida”, explicou Rejane.

As visitas domiciliares à instituição antes visavam apenas os idosos acamados mas, após os profissionais verificarem a dificuldade de locomoção de alguns moradores do Asilo, a equipe pensou em ampliar o público das visitas domiciliares na instituição. A ideia foi exposta aos profissionais da equipe de Saúde do Idoso de Vitória e outras áreas da rede municipal de saúde, que também se envolveram e passaram a apoiar a equipe da unidade no Asilo. Hoje, participam a Vigilância em Saúde e o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso de Vitória (CRAI) também.

Com a proximidade entre os profissionais e a instituição, a comunicação entre ambos ficou melhor e mais eficiente, contribuindo principalmente para evitar perdas de consultas especializadas.

“Achávamos que apenas nós da unidade estaríamos envolvidos nesse cuidado aos idosos, mas com a integração dos outros serviços, vimos o quanto nossa rede de saúde é potente e integral. Com isso, garantimos a essas pessoas o acesso a todos os direitos e serviços de que elas precisam”, afirmou Deborah.

“É mais confortável para os idosos, especialmente para os que apresentam algum transtorno mental e que resistem muito em ir ao médico. É muito bom unir forças a tantos profissionais de saúde para dar a esses idosos mais qualidade, conforto e dignidade”, disse a enfermeira da instituição, Rhyane de Carvalho.

 

Fonte: Prefeitura de Vitória