Solidariedade em Ação: Banco de Alimentos Beneficia 262 Pessoas com 300kg de Doações

Solidariedade em Ação: Banco de Alimentos Beneficia 262 Pessoas com 300kg de Doações

Os trabalhadores do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas Vitória que atuam no Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) comemoram o resultado do trabalho realizado pela equipe durante a 11ª edição do Vitória Com Você, no último sábado (24), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Reglus Freire, em Inhanguetá.

Foram 262 pessoas atendidas e 300kg de alimentos distribuídos durante as atividades e orientações com o tema “A Classificação dos Alimentos”, voltadas para crianças e adultos. Por meio de jogos lúdicos, os trabalhadores levavam a criançada e suas famílias a descobrirem o teor de açúcar e gordura de alguns produtos alimentícios e a adivinharem o grau de processamento dos alimentos escritos em cards dentro de uma caixa personalizada.

A equipe levou também diversos cartazes com alertas chamando atenção para a “Dê à sua Alimentação a Importância que ela merece e priorize os alimentos in natura e minimamente processados”. Durante a ação, foram feitas doações de kits de amendoins para os participantes, folders educativos e entregas de livros relacionados a alimentação.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, destacou que o Guia Alimentar para a População Brasileira, é crucial para promover escolhas alimentares mais saudáveis e por isso foi usado como base para as orientações repassadas à população durante a ação.

A ação educativa contou com a orientação técnica da nutricionista Rafaela Fardin e a contribuição da acadêmica de nutrição, Thayná Campos. “A classificação dos alimentos nos ajuda a entender sua composição nutricional. Saber quais alimentos são in natura, minimamente processados, processados ou ultraprocessados nos permite fazer escolhas conscientes para atender às nossas necessidades nutricionais, ao conhecer a classificação, podemos interpretar melhor os rótulos dos alimentos”, explicou Thayná.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, “acessar informações sobre as categorias diversas de alimentos é promover o direito a transparência, à possibilidade de fazer escolhas conscientes e mais saudáveis, e tudo isso afeta a saúde e a segurança alimentar das pessoas. Daí a importância desse tipo de intervenção feita por equipes vinculadas ao SISAN municipal”.