Sistema Aquaviário passa a aceitar pagamento por aproximação com cartão de crédito e débito

Sistema Aquaviário passa a aceitar pagamento por aproximação com cartão de crédito e débito

Os usuários do sistema aquaviário da Grande Vitória agora contam com uma nova facilidade: o pagamento das passagens pode ser feito por cartão de crédito ou débito com tecnologia por aproximação. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande na manhã desta quinta-feira (17), e a novidade já está em vigor.

Para utilizar o novo sistema, basta aproximar o cartão com chip de aproximação no leitor indicado, instalado abaixo dos validadores convencionais usados pelo CartãoGV.

Segundo o governador, a medida amplia a praticidade no embarque, especialmente para turistas e usuários ocasionais.

“Isso é importante para o usuário do dia a dia, que às vezes esquece o CartãoGV, mas está sempre com o cartão de crédito ou débito, e também para o turista, que não tem o CartãoGV”, destacou Casagrande.

Por enquanto, o pagamento por aproximação está disponível apenas nas estações do aquaviário. Os demais modais do sistema Transcol continuam aceitando exclusivamente o CartãoGV ou pagamento pelo aplicativo.

Tarifa e expansão do sistema

O valor da passagem permanece o mesmo:

  • R$ 4,90 de segunda a sábado

  • R$ 4,30 aos domingos e feriados

O sistema aquaviário foi inaugurado em agosto de 2023 com três estações:

  • Praça do Papa (Vitória)

  • Prainha (Vila Velha)

  • Porto de Santana (Cariacica)

Com a chegada de novas embarcações, o serviço passou a oferecer viagens noturnas e vem sendo ampliado gradualmente. A quarta lancha começou a operar em novembro de 2024, após um período de atraso na entrega.

Além disso, o sistema será reforçado com cinco novas estações, em obras viabilizadas por meio de investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal, via PAC. As obras da primeira nova estação, na Rodoviária de Vitória, já estão em andamento. Outros dois pontos de embarque na capital devem ter a construção iniciada ainda este ano. As futuras estações em Vila Velha e Cariacica seguem sem data definida para o início das obras.