Semáforos de Vitória utilizam Inteligência Artificial para ajustes adaptativos locais
Nos últimos quatro anos, a área semafórica do município de Vitória tem sido modernizada. Um avanço que não ocorria há décadas. Os controladores de tráfego são agora capazes de controlar inserções nos semáforos acionando focos, detectando e identificando falhas com monitoramento contínuo, o que garante redução significativa de falhas e melhorias no fluxo de veículos.
Há seis meses, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) vem implantando um sistema de tráfego, denominado “adaptativo Local”, que reage de maneira adaptativa à demanda de tráfego por meio de sensoriamento automátco das vias.
Os adaptativos usam Tecnologia Artificial, comunicação sem fio e sensores de tráfego e podem ser implementadas em cidades inteligentes, como Vitória, na gestão de tráfego e em projetos de mobilidade desenvolvidos na cidade.
Como funciona?
“A câmera faz a leitura veicular na faixa de rolamento, acionando o estágio a ser utilizado no local, quando em um cruzamento isolado. Já em cruzamentos próximos, o adaptativo entra em concordância com os ciclos e planos semafóricos”, explicou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.
Ele explicou que o adaptativo local para Semáforos é uma tecnologia inteligente de controle de tráfego que ajusta os tempos dos semáforos com base nas condições atuais do tráfego. Isso visa melhorar a eficiência, reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do tráfego.
Seu funcionamento ocorre por meio de sensores instalados em semáforos e ruas e que detectam o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. Por meio de algoritmos, analisam dados dos sensores e ajustam os tempos dos semáforos em tempo real. Assim, os semáforos se comunicam entre si para sincronizar os tempos de maneira adequada.
“Como benefícios, reduzem os congestionamentos, melhoram a fluidez do tráfego, reduzem o tempo de viagem, aumentam a segurança e melhoram a eficiência energética com controle feito de maneira mais precisa. Isso já é planejar a cidade do amanhã que, naturalmente, vai se desenvolver ainda mais”, reforçou Alex Mariano.
Para a instalação de cada sistema de adaptativo local, é estudado o volume de veículos no cruzamento, o comportamento do condutor e do pedestre, a circulação da via (se a via tem sentido duplo ou único ou se existem restrições de movimento, por exemplo) e até mesmo a sinalização horizontal e vertical implantada no local.
Locais que já receberam os adoptativos:
- Avenida Marechal Campos x Hospital das Clinicas
- Avenida Marechal Campos x Hemocentro
- Avenida Saturnino Rangel Mauro x Pedestre
- Avenida Ferreira Coelho x Neves Armond
- Rodovia Serafim Derenzi x Ru Ozias Sarmento Rodrigues
- Próximos a serem instalados
- Aenida. Paulino Muller x Ernestina Pessoa
- Avenida Hugo Viola x Rua Carijós
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