Segurança Reinventada: Tecnologia Aprimora Proteção durante o Réveillon em Vitória
Um grande esquema de segurança foi montado pela Guarda Civil Municipal de Vitória para as festividades do Ano Novo na Capital, especialmente no momento da queima de fogos do dia 31. Assim, os munícipes e turistas poderão aproveitar com segurança e tranquilidade os festejos.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) está contando com todo o efetivo disponível na rua, mas também reforçou o efetivo de operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom). A ferramenta de tecnologia é um investimento de R$ 1,7 milhão da Prefeitura de Vitória neste ano, passando a contar com um super painel formado com 24 telas e também com um processador de imagens mais potente, tudo isso para conseguir receber as imagens das câmeras urbanas espalhadas pela cidade.
Atualmente, são 747 câmeras da Prefeitura de Vitória distribuídas por vias, prédios e logradouros públicos. Além disso, mais 106 câmeras do Cerco Inteligência verificam a entrada de qualquer carro roubado ou furtado na cidade.
“A tecnologia é uma forte aliada à segurança viária e ostensiva da Capital e deve fazer a diferença durante dias de eventos. A expectativa é que, com a ajuda das câmeras de monitoramento e do Cerco Inteligente, seja possível manter maior vigilância nas regiões. Isso otimiza o trabalho das equipes que estão na rua, já que podem ser acionadas com maior velocidade, ampliando a capacidade de atuação da Guarda Municipal de Vitória”, observa Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana.
A partir daí, as Gerências de Proteção Comunitária (GPC) e de Operações e Fiscalização do Trânsito (Goft) organizaram as equipes de forma a atender os locais com maior circulação de pessoas e veículos.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.