Segurança em alta: Vitória registra a menor taxa de homicídios da região

Segurança em alta: Vitória registra a menor taxa de homicídios da região

Os avanços na segurança pública com ações diárias da Guarda Municipal de Vitória, combinado com estratégias eficazes, levaram a capital do Espírito Santo a ser a cidade com a menor taxa de assassinatos da região metropolitana do Estado. É o que apontam os dados do Atlas da Violência, um estudo nacional sobre a violência no Brasil.

Segundo a publicação, Vitória apresentou uma taxa de 28,5 mortes violentas por cada 100 mil habitantes.
O Atlas da Violência é realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública levando em conta dados de até 2022.

Estratégias

O sucesso de Vitória na redução dos homicídios é atribuído a uma série de medidas estratégicas implementadas pela Prefeitura desde 2020. Uma das iniciativas mais impactantes foi o investimento massivo em tecnologia. O número de câmeras de videomonitoramento em Vitória aumentou de 34 para 1025, todas coordenadas pela Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Guarda de Civil Municipal de Vitória.

“É um sistema avançado, que inclui o videowall com 24 telas, software modernos e manutenção e implementação das câmeras funcionando 24 horas. É uma vigilância mais eficaz e um tempo de resposta menor do efetivo às atividades criminosas”, pontuou o prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) também tem promovido uma integração contínua entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal. “Esta cooperação tem aumentado a eficiência das operações de segurança e fortalecendo a resposta às ocorrências criminais”, pontuou Amarílio Boni, secretário de segurança.

Além disso, a criação da Gerência de Inteligência da Guarda Municipal tem desempenhado um papel fundamental na coleta e análise de dados para identificar, prender suspeitos e proporcionar maior eficiência às ações dos guardas das equipes operacionais.

Comunidade

Paralelamente às ações de repressão, Vitória tem investido na qualidade de vida dos seus cidadãos como uma estratégia preventiva contra a criminalidade. A administração municipal tem promovido melhorias na infraestrutura urbana, incluindo melhor iluminação pública, revitalização de parques e praças, e instalação de equipamentos de lazer. Estas melhorias têm incentivado a ocupação dos espaços públicos pela população, aumentando a segurança e o bem-estar social.

A cidade também se destacou por seus programas de educação integral e por iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e o fortalecimento dos laços comunitários.
“Nosso objetivo é não apenas combater o crime, mas também criar um ambiente onde ele não prospere. Investimos em educação e infraestrutura para dar às pessoas melhores oportunidades e uma qualidade de vida que desestimule a criminalidade,” ressaltou Amarílio Boni.

Investimentos

Os recentes investimentos incluem a ampliação da frota de viaturas, a aquisição de novos equipamentos e a modernização das bases da Guarda Municipal. A instituição deve receber, ainda este ano, mais 100 guardas por meio de concurso público, depois de 14 anos sem o ingresso de novos guardas.
Além disso, a implementação de projetos inovadores, como o SOS Comércio e o Botão Escolar, têm proporcionado novas formas de proteção para comerciantes e estudantes, ligando-os diretamente à Guarda em situações de emergência.