Saúde promove ação educativa para hipertensos e diabéticos
Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Grande Vitória reuniram-se na Igreja Assembleia de Deus de Inhanguetá para orientar os pacientes hipertensos ou diabéticos sobre hábitos saudáveis que os ajudam no controle das doenças.
A ação, que ocorreu na terça-feira (20), foi promovida pela agente comunitária Luciana Cardoso para aproximar os pacientes da UBS. Além disso, ao reunir o professor de atividade física Glauber Liston, a nutricionista Isabelle Marques, os enfermeiros Anderson Annechini e João Carlos Silva, a agente Luciana reforça a importância dos hábitos saudáveis para o controle da hipertensão e da diabetes.
“O cuidado com a saúde precisa ir além dos medicamentos, precisa considerar vários fatores de proteção, uma vez que as atividades físicas e a alimentação saudável e interferem tanto na saúde do corpo quanto da mente também”, explicou.
Luciana se inspirou no encontro promovido pela colega de equipe, a agente comunitária de saúde Gisele de Oliveira. Ao realizar o encontro dos pacientes com hipertensão e diabetes, no mês de maio, Gisele percebeu que ação educativa rendeu efeitos muito positivos entre os pacientes.
“Depois do nosso encontro, percebemos que a procura pelas atividades físicas aumentou, alguns pacientes que antes eram muito sedentários começaram a fazer caminhadas, outros ficaram mais atentos à qualidade da sua alimentação e houve também as pessoas que voltaram a fazer uso correto das suas medicações”, contou.
Na ação da última terça, aproximadamente 15 moradores ouviram sobre os benefícios da atividade física para quem precisa controlar a diabetes e a hipertensão arterial, além de participarem de dinâmicas sobre alimentação saudável e cuidados com coração. Ao final, o grupo compartilhou um lanche para reforçar a ideia de que alimentos saudáveis também podem ser saborosos.
Dentre os participantes estava Rosângela Augustina de Oliveira, 52 anos, cuidadora de idosos, que elogiou muito a ação.
“Gostei de tudo, de podermos interagir, tirar dúvidas. É muito importante falar da hipertensão e da diabetes porque elas são doenças muito perigosas quando não estão controladas”, afirmou.
A aposentada Arminda Dias Fritz, 71 anos, concordou principalmente porque essas doenças vêm acometendo cada vez mais pessoas.
“Ouço cada vez mais pessoas comentando que descobriram estar com alguma dessas doenças. Por isso, encontros como esse são tão importantes, pra ensinar as pessoas a se cuidarem. Eu não perco nenhum”, disse.
Para o diretor da UBS, Jonacy Martins, além dos benefícios diretos que as ações educativas proporcionam aos pacientes, esses encontros também ajudam a explicar sobre o funcionamento de alguns serviços prestados pela unidade, como por exemplo, a dispensação de medicamentos.
“Muitos usuários com hipertensão e diabetes só nos buscavam quando seus remédios acabavam para então solicitarem uma consulta médica. Porém, o fluxo correto é se consultar antes da medicação acabar, uma vez que esses pacientes têm suas consultas garantidas nas agendas, e dentro do tempo adequado. Nessas ações eles ficam mais conscientes de não precisam buscar uma consulta de emergência, muito menos ficar sem a medicação de uso contínuo”, explicou Jonacy.
Acolhimento
Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde acolhem, acompanham e ofertam o tratamento para hipertensão e diabetes, com equipes multiprofissionais. Assim, além de possibilitar a atenção qualificada, os profissionais atuam também na motivação para o autocuidado e para a adoção de comportamentos saudáveis a essas pessoas.
Para isso, além de ações educativas como as realizadas pela Unidade de Saúde da Grande Vitória, município também fornece medicamentos, realiza exames laboratoriais e disponibiliza glicosímetros, tiras testes e lancetas aos pacientes cadastrados.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui