Sambão do Povo já recebe ensaios técnicos para o carnaval 2023
Esquente os tamborins porque a temporada de ensaios técnicos para o carnaval 2023 está oficialmente aberta! Os treinos são realizados sempre com duas agremiações por noite, sendo o tempo máximo de 62 minutos para as escolas do Grupo Especial enquanto as do grupo A tem 55 minutos para fazer o ensaio.
Os ensaios técnicos carregam um alto nível de importância para as agremiações do carnaval de Vitória. É nesse momento, que os dirigentes podem corrigir, arriscar, sentir a organização das alas, as coreografias, sintonia com a bateria, e, claro, a interação do público com o samba-enredo.
Na noite desta terça-feira (24), as escolas Unidos de Barreiros, do Grupo A, e Chegou o que Faltava, campeã do Grupo de Acesso e que neste ano desfila no Grupo Especial, deram início à folia.
Barreiros
A primeira noite de ensaios aconteceu embaixo de chuva, mas não faltou entusiasmo. A Unidos de Barreiros, escola vermelha e branca do bairro de São Cristóvão, campeã do Grupo B do ano passado, perdeu componentes por causa da chuva, mas manteve a garra e a alegria.
Com o enredo “Sou negro, Sou raça, Sou Brasil! Eis a História de Nossos Ancestrais, os Filhos de Afra”, a escola se mostrou animada, com destaque para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Carlos Caetano e Bárbara Verçosa, que estavam super entrosados.
Para o presidente da agremiação, Jadilson Luiz Damacena, a chuva prejudicou o ensaio.
“Eu sempre me preocupei com a parte musical da escola, que é a que dá andamento para a escola. Com toda a dificuldade que está tendo, e com essa chuva, eu perdi bastante componentes. A ala de baianas, e mais umas duas alas, foram prejudicadas. A chuva caiu com força e quem ia, não foi. Mas a parte musical, a bateria, a comissão de frente, estavam em sintonia, isso é o que importou pra mim”
Chegou o Que Faltava
Já a azul, rosa e branco de Goiabeiras, a Chegou o que Faltava veio trazendo o enredo “O tesouro que faltava”, que conta sobre as lendas de tesouros esquecidos pelo Espírito Santo e também os grandes tesouros da nossa terra. A bateria, antes mesmo de entrar na avenida, já estava chamando a atenção de todo o público do sambão. Eles entraram, literalmente, com o pé direito na avenida e a escola fez um ensaio cheio de potência e a euforia dos componentes, que estão sem desfilar no Grupo Especial há 12 anos, mostrou que estão prontos para arrasar na avenida.
Para Rafael Siqueira Cavalieri, presidente da agremiação, o ensaio técnico nada mais é que uma simulação de avenida. “Aqui a gente vai poder corrigir todos os erros, para que não sejam cometidos no sábado, dia 11 de fevereiro!, disse. Ele lembrou que a escola é a última a desfilar de sábado a desfilar e. por isso, há todo um ritual a ser realizado.
“Claro que a gente não vai trazer aqui tudo o que a gente gostaria, porque muita coisa é surpresa, mas estamos muito emocionados, principalmente porque depois de 12 anos voltamos a desfilar no Grupo Especial. Isso mexe com muita gente. Estou vendo aqui fundadores da Chegou, crianças e jovens de Goiabeiras, que vieram só pra acompanhar esse ensaio técnico e prestigiar a escola. É uma energia linda e muito genuína que mexe com todos nós”, enfatizou.
Programação dos ensaios técnicos
Entrada gratuita com abertura dos portões às 19h30
Quarta-feira (25)
Mocidade da Praia (Grupo A)
Andaraí (Grupo Especial)
Quinta-feira (26)
São Torquato (Grupo A)
Jucutuquara (Grupo Especial)
Segunda-feira (30)
Chega Mais (Grupo A)
Boa Vista (Grupo Especial)
Terça-feira (31)
Império de Fátima (Grupo A)
Unidos da Piedade (Grupo Especial)
Quarta-feira (01/02)
Imperatriz do Forte (Grupo A)
MUG (Grupo Especial)
Quinta-feira (02/02)
Pega no Samba (Grupo A)
Novo Império (Grupo Especial)
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.