Sabores de Volta: Restaurante Popular de Vitória Reabre em Junho

Sabores de Volta: Restaurante Popular de Vitória Reabre em Junho

A reabertura do Restaurante Popular, prevista para ainda neste primeiro semestre, está com a obra acelerada. A garantia é do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que visitou os trabalhos no local.

Estamos visitando as obras do Restaurante Popular de Vitória, um importante equipamento público que vai passar a funcionar em 2024, garantindo a segurança alimentar e nutricional e, principalmente, cidadania e respeito a todos os moradores da capital. A nossa gestão cuida efetivamente de quem mais precisa”, disse o prefeito, Lorenzo Pazolini.

A reabertura do Restaurante Popular vai garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preços acessíveis e diferenciados, de acordo com o perfil socioeconômico dos usuários. Além disso, vai servir as refeições diariamente e também oferecerá atividades de educação alimentar e nutricional para orientar e contribuir para que seus frequentadores tenham uma vida mais saudável.

Pazolini lembrou também as ações já vigentes para a população de Vitória, como o Vix + Cidadania, por meio do qual pessoas em vulnerabilidade social recebem um cartão para compra de alimentos e kits de gás, limpeza e higiene.

A nossa gestão cuida efetivamente de quem mais precisa. Nós já temos o Vix + Cidadania, que garante alimentos, garante gás da cozinha e itens de higiene pessoal. Além disso, já entregamos 169 imóveis para as pessoas que não tinham onde morar. Levamos também toda a linha branca, a televisão, geladeira e fogão. O Restaurante voltar a funcionar é um marco representativo que mostra a nossa responsabilidade, principalmente com aqueles que mais precisam. Aqui serão 2.100 refeições por dia com todo carinho, amor e empatia. Continuaremos cuidando ainda mais de cada cantinho da cidade, levando alimento, levando carinho, empatia e amor”, concluiu o prefeito.

O Restaurante Popular foi implantado em dezembro de 2005. Em 2012, foi inaugurada a sede própria, na Ilha de Santa Maria, e as atividades foram interrompidas em dezembro de 2016. Desde então, o imóvel está fechado.

A reforma contempla a reestruturação de todo o prédio com salas de administração, nutricionista e assistente social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiário de funcionários e banheiros.

As intervenções acontecem ainda itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e atendem a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional – Losan Lei nº. 11.346/2006, na qual o restaurante enquadra-se como unidade de proteção alimentar. E atende ainda a Lei Municipal 8.401/2012 – Sisan Vix.