Receitas natalinas ganham destaque nas aulas de culinária da carreta Cozinha Brasil, iniciadas nesta semana
Está chegando uma das épocas mais encantadoras do ano: o Natal! Para celebrar a data, festas incríveis são preparadas e com elas comidas deliciosas. Para ficar ainda melhor e unir o útil ao agradável, as receitas ensinadas nos cursos da carreta Cozinha Brasil serão fonte de renda para muitos alunos. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (25), no Parque Moscoso, com 36 participantes, e irão acontecer até sexta-feira (29).
No primeiro dia de aulas, duas turmas participaram do projeto. Pela manhã, os alunos aprenderam a cozinhar panetones doces, feitos com frutas cristalizadas e chocolate, além de conhecerem diferentes maneiras de adicionar recheio. Já na parte da tarde, a receita ensinada foi a de deliciosos biscoitos natalinos.
“A carreta Cozinha Brasil é um exemplo de como a qualificação pode transformar vidas, especialmente em uma época tão significativa como o Natal. Por meio dessas aulas, estamos fortalecendo o empreendedorismo, incentivando a autonomia financeira e proporcionando a muitas famílias a chance de incrementar sua renda com receitas que encantam e geram oportunidades”, afirmou Flávia Alves, secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.
Thalyta Coutinho, gerente de Qualificação Profissional da Semcid, esteve presente no dia e enfatizou a relevância das aulas de culinária do projeto. “Como no final do ano o comércio está mais aquecido, o projeto proporciona uma maneira para pessoas empreenderem, de maneira acessível”, pontuou Thalyta.
A carreta do Cozinha Brasil faz parte do Projeto QualificaVix Comunidades, conduzido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e tem o objetivo de dar oportunidades de aprendizado e estimular o empreendedorismo para os participantes, especialmente numa época em que o comércio se movimenta.
Naires Nobre, de 75 anos, é aposentada e participou da aula da tarde para aprender sobre as receitas de biscoitos. “Eu já vendo biscoitos e resolvi participar das aulas de hoje para poder me especializar mais. Hoje tive mais alguns aprendizados na aula de biscoito e vou conseguir melhorar algumas receitas, é uma ótima forma de ter fonte de renda”, disse a aposentada.
O curso de culinária tem uma idade mínima de 14 anos, pode ser feito pelos jovens que também querem empreender em momentos livres e vender para colegas. Na edição anterior, na Praça do Papa, os cursos foram realizados junto com a Vila Natalina e atraíram inúmeras pessoas que participaram do projeto. Neste ano foram 200 vagas abertas para o público, que pôde realizar a inscrição de forma gratuita.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.