Projeto de empreendedorismo encanta estudantes da Emef Experimental de Vitória
Motivar e desafiar os estudantes a pensar de forma criativa e analisar as oportunidades e situações com criticidade, como verdadeiros empreendedores. Essa é a proposta do projeto “Atitude Empreendedora”, desenvolvido com as turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória-Ufes, que fica em Goiabeiras.
Nesta quinta-feira (22), foi realizada uma “feira” em que os estudantes puderam apresentar e “vender” suas ideias de empreendedorismo para os colegas e para uma mesa composta por seis jurados. Com inspiração no programa “Shark Tank Brasil”, do Sony Channel, os jurados avaliaram a oralidade, comprometimento, desenvolvimento do produto, apresentação, marca, dentre outros aspectos.
As turmas deram show de protagonismo e criatividade, apresentando suas ideias com muita desenvoltura acerca de variados campos do mercado empreendedor, como culinária, suporte tecnológico, esportes, vestuário e muito mais. Para isso, os estudantes foram divididos em grupos de acordo com suas áreas de interesse, como explica a professora da disciplina de Projeto de Vida, Fabíola Viana.
“Nós elencamos algumas áreas de interesse e dividimos em grupos com cinco estudantes. Isso fez com que eles saíssem da zona de conforto, e convivessem com outros colegas que não fossem tão próximos no cotidiano. Dessa forma, desenvolveram importantes habilidades como protagonismo, autonomia, criatividade, trabalho em grupo e respeito ao próximo. Eles se tornaram também catalisadores de boas práticas”, afirmou.
A partir das notas dos jurados e da professora, será eleito um projeto destaque por turma, que terão como premiação um café da manhã especial, certificados e fotos impressas dos grupos e dos produtos criados. A ação também será uma forma dos grupos socializarem suas ideias e aprenderem mais ainda com a troca de experiências.
Protagonismo e trabalho em equipe
A dinâmica foi muito bem recebida pelas turmas, que se dedicaram para criar o melhor produto possível. Segundo relato dos próprios estudantes, o projeto foi importante para desenvolver a criatividade, a atitude empreendedora e, sobretudo, o trabalho em equipe.
“A gente aprendeu a ter profissionalismo, responsabilidade, comprometimento, confiança, autonomia e criatividade. É um trabalho diferente, achei a proposta muito legal. Acho que nunca tinha feito um trabalho assim antes, que gostei de participar e me envolver. Também nos permitiu fazer novas amizades, respeitar ideias diferentes”, disseram as estudantes Alice Fernandes e Micaella Zamboe, do 6º ano.
“Eu achei bem interessante para aprendermos a analisar e pensar sobre um produto, isso juntamente com outras pessoas que muitas vezes pensam de forma diferente da sua. Assim aprendemos várias coisas novas. Foi legal e divertido, interessante e foge do padrão da sala de aula, uma novidade muito atrativa”, pontuou a estudante Emannuelly Vitória, do 7º ano.
“Aprendi que não é só você que faz acontecer, você precisa de ajuda, é bom dividir as tarefas e ouvir quem pensa diferente. Também gostei que você aprende a lidar com as outras pessoas, a trabalhar em equipe e você se dedica, pois imagina tudo como se fosse a sua própria empresa”, ressaltou a estudante Karolayne Santos, do 8º ano.
“É um projeto novo e que surpreendeu positivamente. Eu tenho dificuldade em trabalhar em equipe, então foi muito bom pra melhorar isso, aceitar as ideias diferentes e o resultado final foi bom, com todo mundo contribuindo. Também nos possibilitou desenvolver a criatividade e trabalhar de forma mais prática e objetiva. Sempre gostei da área do empreendedorismo, então aproveitei ao máximo”, afirmou a estudante Clara Vieira, do 9º ano.
Aprendizagem na prática
De acordo com a equipe pedagógica envolvida com o projeto, ter uma ampla visão de mundo e uma leitura das necessidades e oportunidades que estão em seu entorno são características fundamentais para o sucesso do jovem na vida profissional, acadêmica e pessoal.
“A atitude empreendedora no dia a dia acontece através do uso da criatividade e iniciativa na busca por soluções e inovações que agregam ao ambiente em que o indivíduo está inserido, diante disso a escola é um ambiente de aprendizado e convivência em sociedade, por isso também é um espaço para o desenvolvimento da atitude empreendedora, através do encorajamento pela busca de proatividade, organização, planejamento e liderança”, explicou a pedagoga Raquel Martins.
“Fiquei muito feliz pela desenvoltura e forma como eles apresentaram o que foi produzido. O que mais chamou minha atenção foi como eles acreditam no que estão falando, vejo que se envolveram de verdade com o trabalho. Deram show tanto na oralidade quanto no desenvolvimento do produto. Fico com o coração alegre de ver que eles utilizaram os conceitos que aprenderam em sala para aplicar na vida real. Empreendedorismo é isso: atividade, iniciativa, e sobretudo acreditar que você é capaz”, destacou a diretora Luciana Nascimento.
O projeto também contou com o apoio da professora Ludmila Guedes e da bibliotecária Anacoeli Cacciari, sendo desenvolvido nas aulas de projeto de vida e de informática educativa, além de utilizar também o espaço da biblioteca.
Fonte: PMV
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