Projeto Cria-Recria: Estudantes Vivenciam Aprendizagem e Diversão

Projeto Cria-Recria: Estudantes Vivenciam Aprendizagem e Diversão

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, localizada em Joana D’arc, os estudantes do 4º e 5º ano mostraram seu protagonismo e criatividade durante a “3ª edição do Festival de Jogos Cria-Recria VSP”. Sob a orientação da professora de Educação Física Fernanda Santos, os estudantes se envolveram em um projeto inovador que os colocou no centro do processo de aprendizagem.

Desde o início do ano letivo, os educandos foram desafiados a criar e reinventar jogos durante suas aulas de Educação Física. Junto a professora, eles apresentaram suas criações para a turma, participaram de votações para escolher os jogos mais empolgantes e experimentaram os jogos uns dos outros. No dia do tão aguardado festival, os alunos assumiram o papel de “professores do dia”, conduzindo as atividades enquanto a professora Fernanda mediava e incentivava. O evento aconteceu no ginásio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O festival foi marcado por momentos de pura diversão e aprendizado, com os estudantes exibindo com orgulho os jogos que criaram e demonstrando um profundo comprometimento com o processo de ensino e aprendizagem. “É incrível ver o quanto nossos alunos se dedicaram a esse projeto e como eles se tornaram verdadeiros líderes em suas próprias jornadas de aprendizado”, explicou a professora Fernanda Santos.

Foto Divulgação
Projeto Cria-Recria
O festival Cria-recria foi marcado por momentos de pura diversão e aprendizado, com os estudantes exibindo com orgulho os jogos que criaram. (ampliar)

Protagonismo

O objetivo do projeto é tornar o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem, tendo uma participação ativa e efetiva nas aulas, integrando-o em um planejamento participativo. “A temática dos jogos é muito atrativa e empolgante. Criar novos jogos, vivenciá-los com seus colegas e ter a possibilidade de participar de um evento com esses jogos, faz com o que o estudante valorize o trabalho realizados nas aulas, buscando aprimorar seus conhecimentos, além de aprenderem a ressignificar sua prática nas aulas.

Ainda segundo a professora Fernanda, essa iniciativa vai muito além do entretenimento: “O ‘Festival de Jogos Cria-Recria VSP’ não apenas estimula a criatividade e o trabalho em equipe, mas também proporciona aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, onde podem remodelar suas práticas e se tornarem verdadeiros protagonistas de sua jornada educacional”, enfatizou.