Projeto “CantarES” encanta crianças e proporciona aprendizado musical

Ampliar o repertório cultural das crianças, estimular habilidades essenciais para a educação socioemocional e desenvolver a percepção sonora. Esses são os objetivos do projeto “CantarES: Educação para o futuro por meio da música e inclusão social”, desenvolvido por meio de uma parceria do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, localizado no bairro Moscoso, com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O projeto envolve 38 crianças das turmas 6B e 6C, do turno vespertino, sob a coordenação da professora Kallyne Alves, da Fames, e da dinamizadora do Cmei, Vasty Nunes Pereira, com apoio da professora Nazaré Martins, da pedagoga Milena Almeida Reis, da coordenadora de turno Raquel Almeida e da diretora Rosilene Teixeira.

Em sala de aula, um rico repertório com canções da música popular brasileira vem sendo trabalhado com as duas turmas, o que resulta em um conhecimento amplo sobre os ritmos, sons, rimas e aspectos do timbre. São utilizados alguns instrumentos como pandeiro, violão, sinos, ganzás e flautas, além da voz e do exercício de canto coral.

“Estamos contando com uma participação ativa das crianças, com protagonismo e muito entusiasmo expressados a cada encontro. Além disso, avançamos nas técnicas musicais e na ampliação dos conhecimentos, tornando apropriada a apresentação para atender ao eixo avaliativo do trabalho de performance e valorização do processo”, destaca a professora Vasty.

Projeto "CantarES" encanta crianças e proporciona aprendizado musical
Projeto “CantarES” encanta crianças e proporciona aprendizado musical. (ampliar)

O projeto foi contemplado no edital Nº 22/2022, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), dentro do Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo (PicJR 2023). Dessa forma, os pequenos contam com uma carga horária de 4 horas semanais, com a presença da professora Kallyne e das alunas licenciandas Kalynkka e Katiele, com uma duração total de nove meses de atividades.

“A importância de trabalhar esse tipo de ação na escola nos encorajou, pois acreditamos que explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos, e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas, é um trabalho necessário e que conseguimos desenvolver por meio desta iniciativa”, reforça a pedagoga Milena Reis.

Além disso, o projeto prevê ainda uma visita à sede da Fames, que será realizada no dia 16 de agosto, para que os pequenos conheçam o local. E para socializar todo o aprendizado com a comunidade escolar, será realizada uma grande apresentação no dia 31 de agosto, com a presença das famílias.

Fonte: PMV