Procon de Vitória lança campanha “Pense”, com dicas para evitar o endividamento

Procon de Vitória lança campanha “Pense”, com dicas para evitar o endividamento

Black Friday chegando, lojas ricamente decoradas para o Natal e ofertas para todos os lados. Nesse cenário tentador, o Procon de Vitória lançou a campanha “Pense”, orientando os consumidores a fazerem suas compras de maneira mais equilibrada, evitando o endividamento. Colorida, alegre e em linguagem bem direta, a campanha será veiculada nas tvs, rádios e redes sociais até o próximo dia 24.

“Nossa sociedade precisa aprender a consumir, a evitar a compra por impulso, que acaba levando ao endividamento. A campanha fala exatamente isso: é preciso pensar antes de comprar”, diz a gerente do Procon de Vitória, Anelisa Real Kuster. “A música já diz tudo: para ter as contas em dia, é preciso se planejar! E às vezes, adiar a compra é a melhor decisão!”, enfatizou Anelisa.

Segundo Anelisa, o Procon de Vitória já está atento aos preços ofertados pelas lojas desde o início deste mês. Desta forma, será possível fazer uma maior fiscalização sobre os “mega descontos” anunciados na Black Friday. Mesmo diante de boas ofertas, ela orienta os consumidores a considerarem a disponibilidade financeira antes de efetuarem a compra. “Comprar de forma consciente ajuda a prevenir problemas financeiros futuros”, diz.

E continuam valendo as dicas de sempre: pesquisar e comparar preços e dar preferência ao pagamento à vista, pois existe uma liberdade maior para negociação de descontos.

Renegociação de dívidas

E para quem já está com dificuldade de pagar as contas, o Procon de Vitória também tem dicas para a renegociação de dívidas:

•O primeiro passo é verificar o quanto pode disponibilizar do salário para quitação das dívidas;

•Na hora da negociação, deixe claro para o fornecedor o valor que poderá pagar e não aceite uma proposta difícil de cumprir;

•Se tiver alguma poupança, avalie a possibilidade de utilizá-la para quitação das dívidas e faça sempre uma negociação para pagamento à vista. Nesses casos, muitas empresas oferecem bons descontos;

•Se não puder arcar com o pagamento de alguma parcela do seu empréstimo, financiamento ou fatura de algum serviço, não deixe as contas acumularem. Faça contato imediatamente com a empresa e tente uma renegociação;

•Ao firmar um acordo de renegociação ou obter a quitação de uma dívida, guarde os comprovantes de pagamento e verifique se houve a regularização da situação perante os cadastros de inadimplentes.

•Agende seu atendimento pelo aplicativo Procon de Vitória para tirar dúvidas e receber orientações.

Fonte:PMV