Procon de Vitória amplia atendimentos em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

Procon de Vitória amplia atendimentos em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor
Atendimento no Procon

A partir desta quinta-feira (11), o Procon de Vitória vai ampliar em 200 vagas mensais o número de atendimentos oferecidos aos moradores da capital. Com a medida, o órgão municipal passará de 300 para 500 vagas por mês. A iniciativa integra as ações comemorativas pelos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), celebrado em 11 de setembro.

Além da ampliação no atendimento, quem procurar o Procon nesta quinta-feira receberá gratuitamente exemplares do CDC. A entrega também será feita a alunos do curso de Direito da Ufes, Multivix, Faesa, Fucape, Estácio e FDV, a partir das 11 horas.

Dentro da programação, o gerente do Procon de Vitória, Breno Panetto, participa de um evento promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que vai discutir a lei do superendividamento e outros temas relacionados à defesa do consumidor.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, ressaltou a relevância do CDC:

“Comemorando os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, reforçamos a importância dessa legislação fundamental, que protege os direitos dos consumidores e promove relações de consumo justas”, afirmou.

Já o gerente do Procon destacou o impacto da ampliação no atendimento:

“Ampliar o atendimento do Procon de Vitória é nosso compromisso para garantir que cada cidadão tenha acesso à informação, proteção e apoio necessários para exercer seus direitos plenamente”, disse Breno Panetto.

Código de Defesa do Consumidor

Criado em 1990, o CDC é considerado uma das legislações mais importantes do país, por proteger os consumidores — a parte mais vulnerável nas relações de consumo. Ele garante direitos como:

  • informação clara sobre produtos e serviços;

  • proteção contra práticas abusivas;

  • segurança e qualidade nos produtos e serviços;

  • regras sobre prazos de entrega, garantias e formas de pagamento.

Procon de Vitória

O Procon de Vitória atua na proteção e defesa dos consumidores, promovendo educação para o consumo consciente e equilibrando as relações entre fornecedores e clientes.

O órgão funciona na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2455, Vitória). O atendimento é feito por ordem de chegada, com retirada de senha, respeitando as prioridades previstas em lei.

Para ser atendido, o consumidor deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência em seu nome e documentos relacionados à reclamação (como nota fiscal, contrato ou ordem de serviço).

Nos casos em que a demanda for aberta em nome de outra pessoa, é necessário apresentar declaração simples acompanhada de cópia dos documentos do titular. Quem preferir também pode registrar a reclamação pelo Procon On-line.