Preservando o Manguezal: Caminhada mobiliza comunidade em Goiabeiras em prol da educação ambiental.
A tradicional “Caminhada em favor do Manguezal”, realizada anualmente pelo Centro Municipail de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, que fica em Goiabeiras, reuniu mais de 200 pessoas entre estudantes, crianças, familiares, moradores da comunidade e profissionais da unidade de ensino, nesta quarta-feira (26). A ação ficou marcada como um grande movimento coletivo em prol da preservação do maior manguezal urbano da América Latina.
Quem também esteve presente e garantiu muita animação e cantoria foi a banda de congo “Panela de Barro”, tornando a caminhada ainda mais divertida e simbólica para a comunidade. Além disso, as crianças produziram murais, desenhos, faixas, viseiras, bandeirinhas de mão, cartazes e fantoches, que foram utilizados durante o movimento.
“Agradeço imensamente a todos que fizeram um esforço para vir nos acompanhar nessa ação que faz parte da cultura e história do Cmei TI Jacyntha. Temos um olhar muito sensível e carinhoso com o manguezal, para que nossas crianças aprendam, desde pequenas, sobre a importância de preservar esse ecossistema que é nosso berço, nosso quintal. Assim, elas se tornam multiplicadoras desse conhecimento e ajudam nessa conscientização”, disse a diretora do Cmei TI, Jussara Matias.
Além disso, a gestora ressalta que a caminhada é uma forma de valorizar o patrimônio cultural da comunidade, ressaltando a presença da banda Panela de Barro, e o trajeto feito pelo bairro, saindo da rua que fica em frente à entrada da unidade de ensino e chegando até o Galpão das Paneleiras. “A ação reforça o vínculo e a sensação de pertencimento das crianças com a comunidade em que vivem”, ressalta.
O pequeno Eric Avelar, do grupo 6, contou que aprendeu muito sobre a importância da preservação do manguezal, e que sempre que puder atuará “fiscalizando” a limpeza no local. “Toda vez que eu passar aqui vou ver se está tudo limpinho. Temos que cuidar muito bem daqui. Não pode ter lixo se não atrapalha os seres vivos e faz mal para a natureza”, disse.
Comunidade presente
A presença dos familiares dos pequenos foi de suma importância para motivar as crianças e tornar a iniciativa de promoção da educação socioambiental ainda mais efetiva para a comunidade. Nathalia Martins, mãe de Alice, do grupo 3, e de Davi, do grupo 6, falou sobre a importância da ação, que acontece anualmente.
“Eu acho muito bacana a promoção de um evento cultural e educativo que trata de um tema tão importante e sensível, que é a proteção e preservação do manguezal. Vejo que traz muitos ensinamentos importantes para as crianças, e também para a comunidade. Esta é a primeira vez que participo, e estou encantada com a realização”, relatou.
Aline Couto, mãe de Sophia, do grupo 6, também falou sobre a importância da caminhada para a comunidade escolar.
“Vejo que é uma ação fundamental, que mostra para a comunidade a importância da preservação e do cuidado com a natureza do bairro. Além de ser o sustento de muitas famílias, o manguezal também é uma atração turística muito importante para a cidade”, contou.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui