Portas da Oportunidade: Governo do Estado Anuncia Resultado do Nossa Bolsa 2024
Os 12.281 inscritos no Nossa Bolsa 2024 já podem se preparar. Nesta segunda-feira (22), o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), divulgou o resultado da 1ª chamada do Edital 15/2023. O edital ofereceu mais de 1.000 bolsas e 54 opções de cursos de nível superior para graduação, com 100% das mensalidades custeadas.
O Nossa Bolsa 2024, uma parceria entre a Fapes e a Secretaria da Educação (Sedu), recebe mais de R$ 45 milhões de investimentos provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu para custear cursos de graduação com duração média de cinco anos.
Segundo a Sedu, os cursos mais concorridos, com o maior número de candidatos por vaga, foram Medicina (920,0 inscritos por bolsa), Medicina Veterinária (29,63 candidatos por vaga), Educação Física – Bacharelado (25,33 inscritos por vaga), Publicidade e Propaganda (24,80 inscritos por bolsa) e Psicologia (22,73 candidatos por vaga).
Os selecionados na 1ª chamada devem comparecer à instituição de ensino escolhida para a comprovação das informações da inscrição e realizar a matrícula no curso. O período para matrícula vai de terça-feira (23) até a próxima segunda-feira (29). A ausência no prazo resultará na desclassificação do processo seletivo.
A próxima etapa do edital é o resultado da 2ª chamada, para os suplentes das vagas, previsto para o dia 1º de fevereiro. A última fase é o prazo para a manifestação de interesse na lista de espera, a partir de 22 de fevereiro. Os selecionados para as 1.055 bolsas iniciarão os estudos no início do ano letivo de 2024.
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação oferecidos por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. O programa integra o eixo Ensino Superior do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.
Fonte: ES Hoje
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.