Planejando o Futuro: Ação Educativa Ajuda na Definição de Projetos de Vida.

Planejando o Futuro: Ação Educativa Ajuda na Definição de Projetos de Vida.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, localizada em São José, recebeu, nesta segunda-feira (25), uma palestra do projeto “Papo de Responsa”, desenvolvido pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). O evento reuniu 182 alunos do 7º e 8º anos e teve como objetivo promover reflexões profundas sobre temas essenciais, como convivência familiar, escolhas, prevenção à violência, sonhos, projeto de vida e perspectivas para o futuro.

O projeto Papo de Responsa busca tornar o processo de falar e escutar acessível e permeável, permitindo que os jovens, inseridos em seu ambiente familiar, levem essas discussões cruciais para dentro de suas casas. Dessa forma, provoca a conversa e, por vezes, a reflexão sobre assuntos como prevenção às drogas, cyberbullying, violência e inclusão social.

A equipe responsável pela palestra, composta pelo Investigador de Polícia e gerente do Papo de Responsa, Alessandro Nascimento da Victoria, além das Investigadoras de Polícia Tania Mara de Souza e Luciene Avelar Rodrigues Daroz, envolveu os alunos em uma conversa franca e inspiradora.

Dois estudantes do 7º ano, Raysla Freitas de Souza e Rebeca Valentina Dutra Cassimiro, compartilharam suas impressões sobre a palestra. Elas destacaram que foi uma experiência incrível e uma “luz no fundo do túnel”, onde perceberam que podem sonhar com um futuro melhor, dependendo apenas de seu esforço, dedicação aos estudos e busca de seus sonhos. “É muito bacana que a escola nos proporcione uma oportunidade como essa”, completaram.

Para os estudantes, participar dessas atividades proporciona uma visão mais clara de suas escolhas e do impacto que essas escolhas podem ter em suas vidas. A pedagoga Delma Ferreira, da Emef Maria José Costa Moraes, enfatiza que a palestra trouxe uma reflexão positiva sobre respeito, bullying, cyberbullying e prevenção ao uso de drogas. Ela considera que o bate-papo com os profissionais inspirou os estudantes a acreditar que sempre é possível fazer a diferença em suas vidas.

As professoras e professores da escola também elogiaram a iniciativa. A professora Silvia Sales Soares descreveu a palestra como “muito importante” e destacou a dinâmica envolvente que cativou os estudantes. “A partir desse encontro, os educandos iniciaram uma reflexão profunda sobre as escolhas que fazem e as consequências que essas escolhas podem desencadear em suas vidas”, disse.

Papo de responsa

O Projeto “Papo de Responsa” é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões relacionadas à vulnerabilidade juvenil. Ao promover o diálogo e a reflexão, o projeto busca inspirar jovens a fazer escolhas mais conscientes e construtivas para o seu futuro.

Fonte: PMV