Pequenos Grandes Momentos: Crianças Maravilhadas no Encerramento do Projeto Lúdico do CMEI Ocarlina Nunes de Andrade
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes de Andrade, em São Cristóvão, foi palco de um espetáculo magnífico e inesquecível: a culminância do Projeto “Brincando e aprendendo com o Circo da Alegria”, idealizado pelas profissionais Katia Galgariny e Ana Paula Balbi, dinamizadoras de Educação Física.
Essas duas professoras envolveram as crianças da Jornada Ampliada com lindas apresentações coreografadas e cheias de surpresas. Além disso, elas tiveram a participação de convidados, como: professoras, assistentes de sala e até mesmo o auxiliar de secretaria Gildásio, que representou o palhacinho mais carismático do espetáculo no turno vespertino.
A apresentação de balé com a pequena Lavinia, criança público da educação especial, tirou lágrimas de muitos espectadores de tão emocionante, proporcionando uma experiência única para as crianças e adultos ali presentes.
Durante todo o projeto, as crianças foram envolvidas em atividades lúdicas e educativas, explorando os elementos circenses como malabarismo, acrobacias, palhaçaria e equilibrismo. Dessa forma, as crianças foram estimuladas de forma lúdica a reproduzir os personagens do circo, tais como palhaço, malabarista, trapezista, bailarina, mágico, entre outros.
Cada atividade foi cuidadosamente planejada para estimular não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos pequenos. A culminância do projeto foi um verdadeiro espetáculo de encantar os olhos e alegrar os corações. Com uma apresentação realizada em ambos os turnos, as crianças puderam mostrar todo o seu talento e desenvoltura.
Os sorrisos estampados nos rostinhos dos pequenos artistas refletiam a felicidade em estar no palco, compartilhando seus aprendizados de forma tão especial. Assim, o projeto “Brincando e aprendendo com o Circo da Alegria” evidenciou a potência do circo como ferramenta pedagógica.
Além de ter proporcionado momentos de entretenimento, ele estimulou a criatividade, a expressão artística, a coordenação motora, o trabalho em equipe e a autoconfiança das crianças. O circo se mostrou uma forma divertida e eficaz de aprendizado, onde as crianças foram protagonistas do próprio desenvolvimento.
A pedagoga do Cmei, Lessandra Brandão, falou sobre a importância do projeto: “As dinamizadoras merecem todo o reconhecimento e aplausos pelo trabalho excepcional que realizaram. Através do circo, elas mostraram que é possível aprender brincando, despertando nos pequenos a paixão pelo conhecimento e a descoberta de novas habilidades. A equipe escolar deseja que experiências mágicas como essas continuem inspirando futuras gerações e que o circo continue sendo uma fonte inesgotável de aprendizado, alegria e diversão na educação infantil”, disse.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.