Operação Verão-Vix realiza mais de 120 blitze e promove ações educativas em Vitória

Operação Verão-Vix realiza mais de 120 blitze e promove ações educativas em Vitória

Quem curte a estação mais animada do ano em Vitória pode contar com segurança reforçada. A Operação Verão-Vix, da Secretaria Municipal da Segurança Urbana (Semsu), consiste em um planejamento específico para promover a segurança dos moradores e turistas da capital durante o verão de 2024/2025.

Iniciada nesta quinta-feira (26), a operação segue até 05 de março de 2025 (quarta-feira de Cinzas), e será realizada em toda a cidade de Vitória, porém, terá maior ênfase nas orlas com grande circulação de pessoas e veículos. Dessa vez, o foco principal será a segurança no trânsito. Ao longo do verão, serão 101 fiscalizações da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) distribuídas pela cidade.

“Vitória recebe um fluxo grande de visitantes tanto de fora do estado quanto do interior do Espírito Santo. São os turistas e as famílias em férias escolares que chegam à cidade atraídos pelas praias, pontos turísticos e também pelos shows promovidos pela Prefeitura de Vitória. A grande concentração de pessoas demanda um esforço ainda maior da Guarda de Vitória, por isso, organizamos essa operação para melhor oferecer segurança e bem-estar”, descreve Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana da capital.

“As regiões onde há maior fluxo de pessoas neste período do ano demandam uma fiscalização maior pois também há mais carros e ônibus. É necessário fiscalizar para evitar infrações como ‘beber e dirigir’, ou seja, que outras vidas sejam colocadas em risco. A Guarda de Vitória tem a função de fiscalizar, mas a segurança de todos começa com o próprio condutor que deve seguir as regras”, destacou o gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu Pires.

As blitze serão distribuídas de forma estratégica e ocorrerão ao longo de todas as semanas do período.

Blitze Educativas

Paralelas às ações de fiscalização, a Equipe da Guarda Cidadã, da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) levará informações para o público em geral. “O objetivo é instruir e educar de forma acessível sobre as regras e boas práticas no trânsito. Dessa forma, pretendemos colaborar para menos acidentes e para a promoção da mobilidade segura”, pontuou Renata Zanotelli, gerente da Gfap.

Ao todo, serão 28 intervenções educativas junto à comunidade, um público que vai das crianças aos adultos, levando de forma lúdica e atrativa a educação para o trânsito.

“Tanto a fiscalização quanto a educação no trânsito convergem para uma só proposta que é trazer respeito no trânsito. É orientar o condutor a fazer o uso responsável do veículo, incentivar ao uso de caronas para diminuir a quantidade de veículos, observar os cuidados enquanto pedestres, as travessias seguras, a preferência nas faixas, a atenção e bem-estar do motorista e outras tantas linhas abordagens para evitarmos mortos e feridos no trânsito”, completou Paraguassu.

Outra frente de atuação da Operação Verão-Vix será o aumento de patrulhamento ostensivo e viário nas áreas turísticas e de prática de esportes, instalação de base móvel de policiamento e orientação.

Ano Novo

Eventos como os shows de Ano Novo, nos dias 30 e 31 de dezembro, também terão ações da Operação Verão-Vix. As equipes estarão dispostas para fazer a manutenção do fluxo de veículos e interdições nos pontos de shows e foguetórios na Orla de Camburi, Santo Antônio e Grande São Pedro. Todas as intervenções serão divulgadas junto à imprensa e também nos canais de comunicação da Prefeitura de Vitória.

Tecnologia

A Guarda Municipal que atua com mais tecnológica no Espírito Santo também contará com 1118 câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade. São “olhos virtuais” que darão ao efetivo da Guarda de Vitória uma dimensão maior de atuação.

“É um reforço ímpar para ampliar a capacidade de atuação da Guarda de Vitória. Temos uma Central de Monitoramento que funciona 24 horas para detectar e repassar essas demandas e agora também trabalhamos com câmeras com Inteligência Artificial embarcadas, ou seja, sem precisar que o operador estava o tempo todo acompanhando as imagens para saber se houve um furto, uma movimentação estranha, uma colisão e outras tantas possibilidades”, explica Boni.

Segurança no mar

O Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar), responsável pelas ações de prevenção de acidentes no mar e de busca e resgate de afogados, terá efetivo reforçado. Até a primeira semana de janeiro, o efetivo passará de 56 guardas-vidas para 90.

Em Vitória, os guarda-vidas estarão distribuídos em 16 pontos-base. Além do atendimento de resgates, o Salvamar também realizará orientação e monitoramento de banhistas para evitar afogamentos, atendimento de crianças e idosos perdidos e ações educativas de limpeza e preservação das praias.

Os guarda-vidas da capital também serão responsáveis pela segurança na água durante eventos aquáticos. O horário de atendimento é das 7h às 19h. O serviço conta com três quadriciclos e dois barcos infláveis para monitorar o tráfego de embarcações, principalmente nos finais de semana. A orientação aos banhistas é que, sempre que for à praia, fique próximo a um ponto-base do Salvamar