Operação Especial da Guarda: Deslocamento de Órgão para Transplante Salva Vidas.

Operação Especial da Guarda: Deslocamento de Órgão para Transplante Salva Vidas.

Quem espera por um órgão na fila de transplantes tem pressa. Quando surge uma doação, a corrida contra o tempo é ainda mais intensa, já que minutos perdidos podem comprometer o órgão. No embate com o relógio, a Guarda Municipal de Vitória realizou uma operação especial pelas ruas da capital, na tarde desta quinta-feira (28): fazer um coração doado chegar o mais rápido possível ao aeroporto de Vitória.

A operação começou no Hospital São Lucas, no Forte São João, de onde partiu uma ambulância carregando o órgão. Cinco motos e duas viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) foram acionadas para acompanhá-la.

No percurso, as viaturas abriram caminho entre carros, enquanto as motos fechavam ruas adjacentes. Giroflex e sirenes alertavam aos motoristas que havia urgência, afinal, o coração era prioridade. A ambulância percorreu 11 quilômetros, furando semáforos, passando por pontes e excedendo a velocidade permitida. Tudo acompanhado de técnica e expertise das equipes do GTO. E, assim, em apenas sete minutos, o coração chegou em segurança ao primeiro destino, o Aeroporto de Vitória.

Lá, quem aguardava pela encomenda era um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O coração agora era acompanhado pelas asas dos militares da União para, enfim, ser entregue na cidade de Campinas, em São Paulo. Lá, ele foi transportado para um hospital, onde um paciente encerraria a angustiante espera por um transplante.

Segurança Viária

Missões como esta são uma da lista de atuações para a qual o Grupamento Tático Operacional (GTO), da Guarda Municipal de Vitória, é treinado a realizar.

“São operações que, planejadas ou não, os agentes do GTO estão preparados para realizar. O objetivo é resguardar não somente o veículo que precisa se deslocar em urgência, mas também manter toda a segurança viária do percurso”,  destaca Brunno Xavier, gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito.

O GTO é responsável por ações de fiscalizações, por exemplo de  transporte escolar, veículos de cargas, blitzes em geral, e de ações de batedores para deslocamento de autoridades. E também ajuda um coração a chegar em segurança.

Fonte: PMV