Novos servidores da Educação tomam posse nesta segunda (28)

Novos servidores da Educação tomam posse nesta segunda (28)

A Educação da capital ganhou mais um reforço nesta segunda-feira (28). Os 17 novos professores concursados, nomeados pela Prefeitura de Vitória, tomaram posse durante uma cerimônia realizada na sede da PMV. Os profissionais chegaram para reforçar a equipe de educadores, sendo  7 professores de Língua Portuguesa, 4 Dinamizadores de Educação Física e 6 Dinamizadores de Arte.

Eles foram recebidos pelo prefeito Lorenzo Pazolini e pela secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, que fizeram questão da acolhida por reconhecerem a importância da educação para a formação de cidadãos de bem, e o valor dos professores nesse processo.

O prefeito acolheu os novos servidores dizendo que todos estavam com uma expectativa muito grande para a chegada deles. Pazolini destacou que a atual gestão tem feito um grande esforço de readequação orçamentária para que, de fato, o município tivesse condições de investir na infraestrutura da rede de ensino.

“No primeiro momento, quando assumimos a gestão, em 2021, nós nos debruçamos para entender a realidade das 103 escolas. Então, enquanto as escolas estavam fechadas por causa da pandemia, nós fomos com as equipes de engenharia e manutenção para dentro das escolas entender como poderíamos entregar um ambiente novo para a chegada dos alunos”, contou o prefeito.

Segundo ele, em praticamente em todas as unidades foi possível “surpreender”, tanto os docentes quanto os discentes.

“Apresentamos uma escola forte, pujante, com uma infraestrutura, ainda que não seja totalmente homogênea, mas muito menos desigual, ou seja, mais igual, sem tantos conflitos territoriais, sem tantas diferenças e divergências territoriais. Isso trouxe um ânimo muito grande para a rede, para os profissionais e para os alunos. Mas, faltava a cereja do bolo. A infraestrutura é importante, a logística, mas, de fato, quem faz esse ambiente transformador, e quem vai jogar e plantar aquela inquietude, aquela intrepidez nas nossas crianças e estudantes são vocês, profissionais, que estão dia a dia lidando com esses talentos, porque nós temos verdadeiros talentos na rede”, disse Pazolini.

O prefeito ressaltou que a gestão acredita muito no trabalho dos servidores e disse não ter dúvidas de que os resultados virão, até porque já estão acontecendo.

“Visitar uma comunidade onde a escola funciona, onde o diretor e a diretora são atuantes, onde de fato os estudantes têm um sentimento de pertencimento, é totalmente diferente de uma comunidade onde o ensino talvez não esteja tão legal. O nosso trabalho, aqui, o nosso desafio diário é este, fazer com que as 103 escolas tenham a mesma qualidade. O que mais nos afligia aqui, antes até mesmo de chegar a esse posto, de estar aqui num mandato temporariamente representando a sociedade, era a desigualdade territorial. Por que uma escola em um bairro funciona de um jeito e uma escola em outro bairro funciona de maneira tão precária? É essa transformação que nós estamos fazendo. E vocês, claro, são os protagonistas dessa transformação”, comentou Pazolini.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, disse que é uma felicidade poder receber os novos servidores, pois eles vão reforçar o quadro da educação e ajudar a trazer ainda mais qualidade para a rede de ensino da capital.

“Nós nos formamos para isso, acreditando numa educação transformadora, e essa educação faz muito mais sentido onde mais se precisa e não era isso que nós víamos. O que encontramos em Vitória foram experiências exitosas. Em todas as escolas eu tenho alguma coisa pra falar que é muito lindo, que dá super certo, mas não significa que seja a escola toda nem que seja a rede toda”, contextualizou a secretária.

“Com isso, nossos indicadores de aprendizagem estavam muito baixos, nós tínhamos muitas crianças ainda não alfabetizadas no quinto ano, no sexto, no sétimo ano, e tivemos uma pandemia que piorou a situação. Então o desafio está enorme. Desejamos que vocês venham com muita energia, com muita vontade de fazer e que isso não se apague no decorrer do trabalho. Eu falo que permanecer na educação é uma escolha diária e quem não gosta não deveria ficar, porque, na educação, quando ela não é bem feita, nós matamos as pessoas em seus sonhos, em desgaste de autoestima e outros aspectos que as crianças demoram muito tempo para superar. A nossa profissão, enquanto educadores, é uma profissão mesmo. Nós somos profissionais, somos especialistas. E nós acreditamos que a educação é o que transforma e só ela pode fazer a diferença, especialmente em territórios periféricos”, concluiu a secretária.

Sonho realizado

A professora de Língua Portuguesa Brenda Soares disse que tomar posse num cargo público é um sonho para quem estudou e batalhou para chegar a este momento.

“Eu nem estava esperando mais assumir esse cargo. Quando recebi a notícia, eu fiquei muito feliz. Eu escolhi educação, trabalho por amor, mas trabalhar aqui em Vitória sempre foi um desejo”, contou a nova servidora.

Para a Dinamizadora de Arte Gleiciane Pereira Forte, assumir o cargo também é uma grande conquista.

“Na época do concurso eu estava passando por várias batalhas, coisas que a gente passa no dia a dia, e aí eu estudei, lutei, eu tinha acabado de ter a minha neném e hoje ela está com 3 anos, quase 4. Então é uma conquista, é uma vitória muito importante. Daqui pra frente, novos rumos. A estabilidade é uma segurança de vida, graças a Deus”, comentou.

Números

Na atual gestão, considerando os anos de 2021, 2022 e 2023, somam 532 o número de nomeados para atuarem nas unidades de ensino municipais. Em 20 de abril de 2022, o prefeito Lorenzo Pazolini, por meio do Decreto 20.687, prorrogou a validade do concurso até 25 de junho de 2024.

Os profissionais são nomeados para suprir postos vagos na rede municipal de ensino devido a aposentadorias ou saídas de servidores efetivos da rede por motivos diversos. Atualmente, dos 4.894 profissionais do magistério de Vitória, 3.381 são efetivos.

Fonte: PMV