Nova Sede da Emef Ronaldo Soares: Obras em Estágio Adiantado Demonstram Eficiência
Educação de qualidade e com a garantia de espaços acolhedores adequados às necessidades dos estudantes. Assim é em Vitória. Por isso, a obra de construção da nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares está a todo vapor e com o cronograma de execução adiantado. O andamento dos trabalhos foi conferido de perto por uma equipe da PMV acompanhada de autoridades de Vitória, na manhã desta sexta-feira (26).
P prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou o local acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner; pelo secretário de Obras, Gustavo Perim; e pelo deputado estadual Denninho Silva, além de lideranças comunitárias e outras autoridades.
“Eu estive aqui diversas vezes e ainda me lembro do dia em que estivemos aqui para dar a ordem de serviço, e vi que a comunidade se questionava se realmente a construção da nova sede aconteceria, pois era muitos anos de espera e promessas. Por isso, estar aqui com vocês hoje representa a realização de um sonho para todos nós, uma obra com cronograma adiantado, que se tornará um prédio escolar moderno e que será referência não só na nossa cidade, mas em todo o Brasil. Tenho certeza que este novo espaço trará mais dignidade, mais esperança, mais carinho e amor para toda a comunidade escolar”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
A construção da unidade de ensino visa a atender a demanda de estudantes na faixa etária para o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, principalmente no bairro Resistência e arredores, conforme previsto no Plano Municipal de Educação. Para a secretária de Educação, Juliana Rohsner, a nova sede da Emef Ronaldo Soares vai potencializar ainda mais o trabalho pedagógico realizado na unidade de ensino, com uma estrutura física digna, trazendo mais conforto e segurança para os estudantes e também para os profissionais da educação.
“A inauguração da nova sede representa um marco significativo, promovendo o acesso à educação de qualidade, com um prédio escolar que vai contar com instalações modernas e adequadas e tudo o que essa comunidade merece. Será um ambiente propício para um trabalho pedagógico ainda mais potente e efetivo. Agradeço ao prefeito, ao secretário Gustavo, e também a comunidade. Estamos aqui hoje graças a uma união de esforços”, ressaltou a secretária.
Com a ampliação da capacidade de vagas e atendimento em tempo integral, o projeto prevê a construção de 12 salas de aula, salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca, duas quadras, entre outros, em 4.500 metros quadrados de área construída para atender 340 estudantes em tempo integral. O investimento é de R$ 16.822.000, dentro de uma previsão de 24 meses de intervenções.
“Estamos com um cronograma avançado e a previsão é de que até o mês de março vamos finalizar toda a fase inicial de estrutura e concretagem, para então avançarmos de acordo com o cronograma estabelecido. Estamos unindo esforços e acompanhando os trabalhos de perto, para que a obra continue em ritmo acelerado”, disse o secretário de Obras, Gustavo Perim.
Realização de um sonho
Quem não escondeu a emoção ao ver o andamento das obras foi Rosângela de Oliveira, moradora do bairro Resistência e ex-aluna da Emef Ronaldo Soares. Ela ficou encantada ao ver que a nova sede contará com duas quadras e uma estrutura moderna. “Quando eu estudei aqui, muitos anos atrás, já existia esse sonho da comunidade, dos estudantes, de contar com uma quadra dentro do prédio escolar. E hoje pude ver que serão duas quadras. É gratificante ver a comunidade recebendo o investimento do poder público que merece”, contou.
O deputado estadual Denninho Silva também acompanhou o andamento das obras e parabenizou o prefeito e os secretários por olhar com carinho para a comunidade de resistência e para todas as regiões da cidade. “Ao andar pela cidade, nós vemos que todas as regiões estão sendo contempladas com o investimento do poder público, da prefeitura, com obras estruturantes e intervenções que vão trazer mais qualidade de vida para os moradores”, ressaltou.
O projeto
- O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipal de Ensino Fundamental (Emef), fornecido pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), e possui os seguintes setores:
- Direção / Administrativo, composto de direção e secretaria;
- Técnico / Pedagógico, composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento;
- Pedagógico, composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca;
- Recreação / Assistência, composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto;
- Auditório, composto de auditório e camarins.
- A obra também está no “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, dentro das ações referentes às obras de construção, reforma e ampliação de unidades de ensino, buscando ampliar a oferta de vagas nas modalidades de ensino regular e em tempo integral, e melhorar a infraestrutura física da rede municipal de ensino de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.