Nova Carteira de Identidade: Emissão em Todo o ES Começa em 1º de Abril

Nova Carteira de Identidade: Emissão em Todo o ES Começa em 1º de Abril

Nova versão do documento já foi solicitada por cerca de 300 moradores do Estado; modelos atuais ainda terão validade até 2032

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) poderá ser emitido em cartórios e em todos os 78 municípios do Espírito Santo a partir do dia 1º de abril. Atualmente, na chamada fase piloto, o documento já foi emitido por, aproximadamente, 300 pessoas no Estado. E, segundo a Polícia Civil (PC), tirar a primeira via da carteira não tem custo.

“Caso haja necessidade de emissão de outra via por outro motivo, que não a renovação obrigatória por lei, haverá o pagamento de taxa de R$ 76,55, se o cidadão não se enquadrar num caso de isenção legal”, divulgou a PC.

Segundo o órgão, além da primeira via, os casos de isenção se enquadram em furto ou roubo do documento com boletim de ocorrência, ou comprovação de renda de até três salários mínimos (R$ 4.236).

Documentos necessários

  • Certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil;
  • Responsáveis por menores de 5 anos devem portar uma foto 3 x 4 colorida, com fundo branco, da criança
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Se for solicitada isenção da taxa: comprovante da condição para isenção (boletim de ocorrência ou comprovação de renda);

Segundo a Polícia Civil, a prioridade para a emissão do novo documento é para pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos (as), pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com mobilidade reduzida.

Onde emitir a nova identidade

Em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, é possível fazer o agendamento de forma on-line, por meio do site agenda.es.gov.br.

No portal, o usuário faz login na conta Gov.br e é direcionado para uma página onde seleciona endereço, data e horário disponível para emissão do documento.

Nos demais municípios, segundo a PC, basta comparecer aos postos de atendimento munidos dos documentos necessários.