Neste sábado (23), Vitória realiza o Dia D de Combate à Dengue

Neste sábado (23), Vitória realiza o Dia D de Combate à Dengue
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro

Com o objetivo de intensificar as medidas de controle e prevenção à dengue, a Prefeitura de Vitória realiza, neste sábado (23), das 7h às 13h, o Dia D Combate à doença e um Mutirão de Limpeza, em Maria Ortiz. A concentração para início do mutirão está marcada para 7h, em frente a unidade de saúde do bairro.

Os Agentes de Combate à Endemias do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) vão vistoriar os imóveis, eliminando possíveis focos de larvas do mosquito e orientar os moradores sobre como evitar a proliferação. Nos locais de difícil acesso, será utilizado drone para identificar os possíveis focos.

Já os servidores da Central de Serviços vão realizar um mutirão de limpeza, para remoção de materiais inservíveis, que o morador deverá colocar do lado de fora do quintal, evitando que estes se transformem em focos de dengue.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, explica que o município vem tomando todas as medidas preventivas para enfrentar a dengue. “Vamos atuar em três frentes: mobilização social, controle do mosquito e manejo clínico da doença. Porém, é preciso a mobilização de toda a sociedade para evitarmos a dengue. Vitória possui mais de 360 mil imóveis cadastrados, por isso a participação de todos é fundamental. O combate ao mosquito é coletivo, mas depende de ações individuais”, afirmou Magda.

O nosso objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito, como vasos de plantas, recipientes descartáveis, garrafas de plástico e latas, onde os mosquitos podem se desenvolver. Além disso, ralos, caixas d’água, calhas, tanques e lajes também serão vistoriados pelos Agentes de Combate às Endemias”, disse a diretora do CVSA, Wanessa Andrade.

Ações

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em unidades de ensino (Emefs e Cmeis), feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Vitória também utiliza drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.