Morro dos Alagoanos recebe 19º Femusquim nos dias 21, 22 e 23
Após seis anos de espera, o Morro dos Alagoanos, em Vitória, voltará a ser palco do samba de raiz. Nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril a comunidade sedia o 19º Festival de Música de Botequim (Femusquim). Em 2023 o evento recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória por meio da Secretaria de Cultura (Semc).
“O Femusquim reforça a importância da arte e da cultura para todos. Por isso fizemos questão de retornar com essa festa tão importante para a comunidade depois de seis anos sem a sua realização. Não há transformação social, educação, nem tampouco um futuro de igualdade que não percorra os caminhos da cultura. Já são mais de dois anos em que nos preocupamos em levar formações culturais, apresentações de qualidade e oportunidade de contato direto com a arte de maneira igual para todos os bairros da capital. Temos dois grandes compromissos em Vitória: um com a valorização e o reconhecimento da cultura local e outro com a democratização da arte na cidade”, declarou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.
Em 2023 o Femusquim recebe da Semc uma programação cultural especial. Na sexta, se apresentam os grupos Quintal do Tira Gosto, Mania de Samba, Choro da Ilha e Projeto Samba de Quintal. No sábado, o Palco da Cultura recebe Samba Sim, Violência Não; Dennise Pontes e Lécio; e Nelson Rufino.
Dia do chorinho
O Femusquim termina no domingo, dia 23 de abril, data em que é comemorado o Dia do Chorinho ou Dia Nacional do Choro.
Para a ocasião o evento recebe grupos que interpretam grandes sucessos do samba, mas também apresentações em homenagem ao famoso ritmo brasileiro e anfitrião da data.
Encerrando a programação se apresentam o Grupo Argumento e o grupo de Choro Carne de gato.
“É uma grande alegria poder retomar essa festa junto à comunidade. Durante todos os dias o público poderá ouvir e desfrutar de grandes sucessos de artistas renomados como Cartola, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Zeca Pagodinho entre outros”, detalha o organizador do evento, Raimundo de Oliveira.
É claro que onde se reúne arte, cultura e boa música também não podem faltar as tradicionais barracas com opções diversas de alimentação.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para receber o público aqui na comunidade, além dos shows incríveis que vamos receber, não vai faltar a boa e velha cervejinha com diferentes tipos de comida de boteco”, finaliza Raimundo.
Se liga na programação:
19º Festival de Música de Botequim – Femusquim
Sexta (21/04)
17h – Grupo Quintal do Tira Gosto
19h – Mania de Samba
21h – Choro da Ilha
23h – Samba de Quintal
Sábado (22/04)
19h – Samba Sim, Violência não
21h – Dennise Pontes
23h – Lécio e Nelson Rufino
Domingo (23/04)
17h – Grupo Argumento
19h – Carne de Gato
Fonte:PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.